Se as eleições municipais fossem hoje, apenas 52% dos eleitores poderiam votar para eleger o prefeito, o vice e os 15 vereadores de Araçatuba. Isso ocorre porque dos 144.370 eleitores do município, 68.512 ainda não fizeram o recadastramento biométrico, o que representa 48% do eleitorado local. A biometria é obrigatória para que o eleitor vote nas eleições municipais de 2020.
A preocupação, segundo o promotor eleitoral de Araçatuba, Flávio Hernandez José, é que não dê tempo de todos os eleitores providenciarem a biometria até o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, que acaba em 19 de dezembro deste ano. Para isso, seria necessário que o cartório eleitoral atendesse 685 eleitores araçatubenses por dia, levando-se em consideração que faltam cem dias para que o prazo se esgote.
Somando-se aos eleitores de Santo Antônio do Aracanguá, município que faz parte da comarca de Araçatuba, o número de eleitores sem biometria chega a 71 mil, o que significa que o cartório eleitoral de Araçatuba teria de atender 710 eleitores por dia até 19 de dezembro, para que todos os eleitores dos dois municípios possam votar nas eleições 2020. Aracanguá tem 6.414 eleitores, dos quais 2.585 não fizeram a biometria.
“Isso é inviável para o cartório e a nossa preocupação é que não dê tempo”, afirmou o promotor eleitoral, lembrando que quem não fizer o recadastramento biométrico até 19 de dezembro terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020.
“A não biometria vai ensejar o cancelamento automático do título de eleitor, ou seja, quem não fizer, não vai votar no dia da eleição, nem adianta querer tumultuar o procedimento eleitoral que não votará na eleição municipal”, reiterou.
CONSEQUÊNCIAS
O promotor cita, ainda, que quem não providenciar a biometria dentro do prazo não terá acesso a financiamentos e empréstimos em bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil; terá o acesso impedido a escolas e universidades públicas e não conseguirá tirar passaporte nem RG. Os servidores públicos sem o recadastramento biométrico não receberão seus salários.
Para fazer a biometria, é necessário ir ao cartório eleitoral com um documento original com foto (RG ou carteira de habilitação) e um comprovante de endereço atualizado. O cartório fica na Rua Brigadeiro Luiz Antônio, 46, Higienópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Para evitar filas, o eleitor pode fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por meio do link http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.
SERVIÇO
Cartório Eleitoral de Araçatuba
Rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, Higienópolis
O horário de funcionamento é das 9h às 18h.