O 42º Campeonato Nacional de Quarto de Milha, que acontece até este domingo (28), no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, já é sucesso entre o público, competidores e os participantes em geral. As provas equestres chamam a atenção pelo nível nos competidores e pela plástica do exercício.
E, para garantir a segurança dos 1.322 atletas, as competições só são realizadas se uma equipe médica especializada estiver de prontidão em cada um das provas.
Em Araçatuba, a assistência é feita pela Araçamed, empresa especializada em atendimento pré-hospitalar.
Segundo o Dr. Silvio Bianco, médico e diretor clínico da Araçamed, foram destacadas quatro equipes para dar suporte às competições. Cada ambulância/UTI conta com médico, enfermeiro e motorista.
Desde o início da competição no sábado passado (20), os médicos fizeram dezenas de atendimentos durantes as provas, mas nenhuma intercorrência grave foi registrada até então. Dependendo do incidente envolvendo competidores, a equipe médica entra em ação e realiza avaliação no local.
“Esse suporte é feito para garantir a segurança e a integridade dos atletas”, disse Silvio Bianco em entrevista ao Regional Press. “Muito bom fazer parte de um evento importante e grandioso como esse aqui”, completou o médico, responsável pela empresa que tem sede em Araçatuba e atua há 10 anos em todo o estado de São Paulo.
Perto de 50 mil pessoas devem passar pelo recinto nos nove dias de competição, já que a entrada e o estacionamento são gratuitos para o público. A movimentação prevista é superior a R$ 30 milhões.
Organizado pela Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM), o evento é mais do que uma competição. Reúne provas equestres com a participação de 2,3 mil animais e 1.322 atletas; nove leilões com a oferta de 350 cavalos da raça e área comercial com cerca de 400 empresas.
Foram feitas 8.935 inscrições para as 18 modalidades esportivas que estão sendo disputadas em quatro arenas. As premiações somam mais de R$ 1,3 milhão, além de 2 mil troféus, 420 fivelas e capas para os cavalos.
Para sediar o campeonato, o recinto de exposições Clibas de Almeida Prado foi transformado no maior complexo esportivo equestre da América Latina. Durante as competições, os cavalos também recebem suporte médico veterinário.