Ao completar um ano de funcionamento no prédio do antigo Hospital Santana, o pronto-socorro municipal de Araçatuba Aida Vanzo Dolce passará a realizar exames laboratoriais e contará com uma unidade específica para atendimento pediátrico. Os novos serviços deverão funcionar em um prazo de 90 dias.
As mudanças foram anunciadas nesta sexta-feira (5), durante evento em comemoração ao aniversário de um ano do novo PS. Em 12 meses de funcionamento, 260 mil pacientes passaram pelo pronto-socorro, número maior que a população de Araçatuba, de aproximadamente 196 mil habitantes. Dentre os atendidos, 20 mil são crianças.
O gerente de projetos do hospital, médico Carlos Henrique Mori Frade Gomes, explica que o laboratório Triatox, com quem o pronto-socorro tem contrato, vai montar toda a estrutura para a realização dos exames no próprio PS, com maquinário, a presença de um bioquímico e um funcionário responsável pela coleta.
Com a mudança, um hemograma ficará pronto em, no máximo, 20 minutos, agilizando o atendimento aos pacientes que aguardam os resultados para o diagnóstico médico.
Hoje, a coleta é feita no pronto-socorro e levada à sede do laboratório, processo que leva até duas horas até que o exame fique pronto.
NÚMEROS
Por dia, são realizados entre 1 mil a 1,2 mil exames por dia no pronto-socorro municipal, conforme Mori. Pelo local, passam cerca de 900 pessoas diariamente.
Ele explica que o PS já vinha avançando no atendimento e diagnóstico de pacientes. Antes, o pronto-socorro não tinha laboratório e o paciente tinha de ser encaminhado para a Santa Casa, quando havia a suspeita de uma infecção de urina, por exemplo.
“O paciente tinha de aguardar no hospital até ser atendido novamente e ainda esperar o resultado do exame para receber o diagnóstico. Hoje, não. O paciente é atendido pelo médico, faz o exame e já é diagnosticado”, explica.
ALA PARA CRIANÇAS
Outra novidade é que as crianças de zero a 12 anos passarão a ter um ambiente exclusivo. Em média, o PS atende de 130 a 150 crianças, diariamente. O novo espaço, segundo Mori, será mais acolhedor e atenderá a uma demanda da população, de não mais misturar o atendimento pediátrico com o adulto.
A ala pediátrica vai funcionar onde hoje é feito o atendimento ortopédico. A criança, ao chegar ao pronto-socorro, passará pela sala de classificação de risco e será encaminhada para a sala de atendimento pediátrico.
Hoje, segundo o médico, todas as crianças de zero a 12 anos são atendidas por pediatras no PS. Antes, o atendimento pediátrico era feito, preferencialmente, a crianças de zero a seis anos.
O pronto-socorro tem quatro clínicos gerais e um pediatra, no período das 7h às 19h, e um ortopedista que atende das 13h às 19h. No período noturno, são três clínicos e um pediatra.
O prefeito Dilador Borges (PSDB) e o vereador Dr. Jaime (PTB) participaram do evento de um ano do novo PS, dentre outras autoridades e funcionários da saúde pública municipal.