Quatro pessoas foram presas em flagrantes por policiais ambientais do 2º Batalhão de Polícia Ambiental (1ª Companhia – Araçatuba) na noite deste domingo em uma estrada municipal entre Guararapes e Valparaíso. Eles estava com um Javali abatido, munições, uma carabina, faca, quatro lanças e nove cães utilizados na caça.
Os policiais sargento Pio e cabos Henry e Pereira estavam em patrulhamento quando passaram por uma caminhonete Ford Ranger, modelo novo, com placas de Valparaíso, que puxava um reboque com diversos cães. Os PMs fizeram retorno e acompanhamento do veículo e realizaram a abordagem.
Na caminhonete havia quatro ocupantes. Durante busca no interior do veículo eles encontraram uma cápsula intacta de munição calibre 38. Na caçamba da caminhonete havia alguns cães e um javali que estava abatido. Também foram localizadas quatro lanças e a faca.
Nove cães estava distribuídos entre um espaço na caçamba da caminhonete e na carretinha, que não tinha placas e nem
registro junto ao Detran. Os ocupantes confessaram que estavam praticando caça no interior da Fazenda Sergipe, usando apenas os cães e as lanças.
O motorista da caminhonete disse que a cápsula de calibre 38 era dele, e que possuía em sua residência uma carabina, mostrando inclusive o certificado de registro da arma no Ministério da Defesa – exército Brasileiro. Ele negou a caça com a utilização da arma, a qual não possuía autorização de porte.
No entanto, os policiais localizaram a carabina jogada no trajeto em que houve o acompanhamento dos policiais, antes da abordagem. Questionados ainda se possuíam Cadastro Técnico Federal para caça e Cadastro no Sistema de Informação de Manejo de Fauna (SIMAF) autorizando a caça no local, informaram que não possuíam.
Os quatro ocupantes da caminhonete foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia de Valparaíso, ficando à disposição da Justiça. A caminhonete estava com licenciamento vencido e também foi apreendida.