Na manhã deste domingo, 28, foi realizada cerimônia de encerramento oficial do 42º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha). O evento foi realizado na Arena Vetnil, local onde são realizadas as provas com laço, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Araçatuba Dilador Borges, o superintendente-geral da ABQM, Sérgio Ricardo da Silva, vereador Alceu Batista, representando a Câmara dos Vereadores e representado o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o primeiro secretário Arnaldo dos Santos Vieira Filho.
Com mais de 2 mil animais, o evento que mudou o cenário econômico de Araçatuba, teve início no último dia 20 e, além das competições, o público presente pode contar com diversos expositores, além de estabelecimentos de alimentação. Com entrada gratuita, Araçatuba e região puderam prestigiar as competições e conhecer melhor o cavalo Quarto de Milha.
Para o prefeito Dilador Borges, fica um sentimento de vitória ao finalizar o evento. “No início, é tudo muito corrido. Tivemos que conseguir o repasse dessa área pelo Estado, para que fosse possível a concessão para o Siran e, enfim, poder fazer um contrato com a ABQM, com o aval do município”, conta.
Dilador também fala sobre a construção do complexo equestre que em cerca de 90 dias ficou pronto. “É nessa questão que argumento que o Poder Público tem que melhorar, porque se fosse para a Prefeitura construir, 120 dias seria apenas para a licitação”.
“Francamente não esperava que o evento teria essa receptividade. Tinha a convicção que o pessoal iria abraçar, mas não com essa força. O evento foi muito bem recebido pela cidade e pela região, vários prefeitos passaram pelo recinto”, destaca Dilador que também fala sobre a segurança do espaço, ressaltando que durante o evento não houve ocorrências registradas.
Para o representante do Siran, Arnaldo dos Santos Vieira Filho, Araçatuba e região respiram o agronegócio e um evento como este na cidade é algo para fortalecer ainda mais o setor. “Hoje, a gente se sente realizado. É uma emoção muito grande saber que todo o planejamento deu certo, que estávamos no caminho correto e agora vamos nos tornar um centro de referência do agronegócio em todo o país”, afirma.
Vieira Filho fala que as expectativas para o evento foram superadas. “Tanto pela parte do público, da população que visitou, que veio ao recinto, que está lotando o parque, quanto dos competidores, da ABQM que acreditou em nós. Sem sombra de dúvidas, não teve quem negasse, realmente é a melhor estrutura que tem no Brasil para abrigar todos esses eventos”, destaca.
O superintendente-geral da ABQM, Sérgio Ricardo da Silva destaca que a construção do complexo equestre em tempo recorde foi um resultado de um trabalho conjunto entre Prefeitura, Siran e ABQM.
Segundo ele, serão três eventos por ano em Araçatuba. Neste ano de 2019, o próximo evento será realizado no mês de outubro, encerrando o calendário de 2019. Para 2020, os eventos deverão ocorrer em abril, julho e outubro. (Por: Folha da Região)