A Expô Solidária, criada pelo empresário Amauri Roland Vieira, da Rural Eventos, para democratizar o acesso da população ao Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” e ao mesmo tempo arrecadar alimentos para instituições assistenciais, realizou na manhã desta quarta-feira (10) a 18ª edição. Em torno de 2 mil crianças e 400 idosos integrantes de instituições e programas sociais sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal de Araçatuba foram recebidos no recinto da Expô.
As crianças chegaram por volta das 8h para uma manhã bem divertida no Ita Center Park. Depois, passearam pelo recinto e receberam lanche e refrigerante. Os idosos participaram de um almoço especialmente preparado pelo Buffet Solange Santos e servido no Camarote Super Premium. Eles andaram pelo recinto nos veículos de suas instituições. Os lanches e almoço são patrocinados pela Rural Eventos e a oportunidade de brincar no parque de diversões é uma ação solidária do Ita Center Park, parceiro da Expô há mais de 20 anos.
As atividades foram coordenadas por Suélen Vieira, Vinicius Ramos e Ana Bréfore, diretores da Rural Eventos. Com a 18ª edição da Expô Solidária, a Rural Eventos completa o acolhimento de 36 mil crianças e 7.200 idosos no recinto durante a realização da feira. “Estamos muito felizes em ter representado um momento de alegria na vida desse imenso contingente de pessoas que recebemos na Expô”, afirma Suélen Vieira, proprietária da Rural Eventos.
A Expô Solidária foi criada por Amauri Roland Vieira, que trouxe para o seu trabalho na organização da Expô, a experiência de ter sido uma criança pobre que vivia nas imediações do recinto sem ter condições de ao menos conhecer a feira. Por isso, em 2001 ele criou a Expô Solidária para proporcionar momentos de alegria para as crianças e idosos no período da manhã e para todas as famílias no período noturno.
“É gratificante saber que conseguimos fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Hoje, as crianças que recebemos nas primeiras edições já estão com mais de 20 anos e algumas talvez até já sejam pais e mães e certamente guardarão para sempre as lembranças do que vivenciaram no recinto”, afirma Amauri Vieira.
A estudante Daniela Cristina Rocha, 12 anos já faz parte da história da Expô Solidária, evento que frequente desde os 9 anos. Desde aquela época, “a gente não tem condições de passear na Expô” e desde então “todos os anos eu venho; é muito divertido e bom pra gente” afirmou a estudante.
A dona de casa Maria Bernadete dos Santos, residente no Bairro Aviação trouxe os filhos Yago, 11 anos e João Vitor, 12 anos. “A gente vem todos os anos e fui em quase todos os brinquedos do parque”, comemorou Yago. Seu irmão João Vitor também está feliz pela manhã divertida que “terminou com um lanche legal pra gente e é uma maravilha para quem tem baixa renda”. “A gente agradece pela organização dar essa oportunidade pra gente”, completou Maria Bernadete, mãe de ambos.
SHOW
A partir das 17h desta quarta-feira (10), os portões do Recinto da Expô são abertos à população de Araçatuba passear na feira e, às 21h30, assistir ao show com a dupla Luiz Henrique & Léo. Para entrar no recinto e assistir ao show, só é preciso levar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade que destina a arrecadação para entidades assistenciais e famílias carentes cadastradas.
No ano passado, a Expô Solidária arrecadou 11 toneladas de alimentos, que beneficiaram 30 entidades assistenciais de Araçatuba. Os alimentos são entregues à Secretaria de Ação Social que faz a contagem, a organização das doações e a divisão entre as entidades.