Quatro meninas com necessidades especiais foram selecionadas para serem as rainhas e princesas do Rodeio de Guararapes (SP), que aconteceu no último fim de semana. Elas fazem parte do Centro de Recuperação Integração do Excepcional (CRIE), instituição responsável por realizar trabalhos voltados para o desenvolvimento físico e psicológico dos pacientes.
“A gente fez um processo simples com as meninas e com os professores. Nós demos uma ensaiada, mostrando como seria o desfile, e teve uma votação. Foi algo realmente grandioso. É uma satisfação muito grande em levá-las para mostrar que elas são belas assim como as outras”, afirma Liamura Mazzaro, diretora do CRIE.
Para a garota simpatia, quem ficou com a vaga foi a Helen Mariana Zanardi, de 22 anos. A escolhida para representar a madrinha dos peões foi a Elen Adriane de Oliveira Pedro, de 15 anos.
Já a adolescente Isadora Cândido Dias, de 16 anos, representou a princesa. Enquanto a Gabriela Rocha Gonçalves, de 25 anos, foi a responsável por ser a rainha do rodeio.
Para entrar no clima sertanejo, as meninas ganharam roupa xadrez, botas e chapéus. A mãe da Elen Adriane, que é cabeleireira, cuidou da produção da estudantes, que adoraram a maquiagem.
“Vocês não fazem ideia de como algo simples é capaz de transformar e aumentar a autoestima delas. Infelizmente, elas estão acostumadas a receberem olhares de indiferença. Às vezes outras crianças deixam de brincar com elas”, afirma Edineia Oliveira, mãe de Elen.
As estudantes ainda fizeram um ensaio fotográfico para valorizar a beleza de cada uma delas. Para participar dessa iniciativa, que foi da própria organização do rodeio, as estudantes tiveram que vencer a timidez.
Depois de toda preparação, chegou a grande hora de ir até o rodeio. Foi um dia só, mas que vai ficar na memória de quem nunca tinha imaginado ser madrinha dos peões.
“Nunca imaginei que eu fosse ganhar. Para mim, foi muito legal. Meu coração está muito feliz”, afirma Elen Adriane de Oliveira.