As baixas temperaturas registradas nos últimos dias mudaram a paisagem na região de Araçatuba. Os termômetros chegaram a marcar quatro graus na madrugada do fim de semana, provocando geadas que prejudicaram, principalmente, as pastagens localizadas nas baixadas das propriedades.
Houve registro de geada no Bairro da Pratinha, em Araçatuba; nos municípios de Lourdes, Guararapes e Santo Antônio do Aracanguá.
Ainda não dá para avaliar os prejuízos – os produtores só saberão a extensão do estrago provocado pela geada em dois ou três dias, mas já há registros de perdas na produção de banana, mandioca e pasto na região.
As áreas mais atingidas ficam próximas a córregos. O orvalho congelado que cai sobre a pastagem ou a lavoura deixa uma fina camada branca, queimando a área.
Com a ação do gelo sobre o pasto, os produtores irão precisar complementar a alimentação do gado, aumentando o custo de produção.
É o caso do pecuarista Hélio Dossi, de Guararapes, que possui 450 cabeças de gado de corte em seu sítio localizado no bairro Barra da Boa Esperança.
“Vamos ter que complementar a alimentação do gado com sal proteico e cana, porque a geada queimou parte do pasto. Daqui a pouco vai começar a murchar e amarelar”, disse.
Em Santo Antônio do Aracanguá, as culturas mais prejudicadas foram a da banana e a da mandioca, segundo o diretor do Departamento Agropecuário Mamed Luiz da Silva, o Luiz Biano, que calcula perdas de 10% a 15% na produção.
“Geou muito na madrugada de domingo. As folhas de banana sapecaram, houve também estrago nas roças de mandioca e nas pastagens”, avaliou.
Em Aracanguá, as áreas mais atingidas ficam no Distrito de Vicentinópolis e no Bairro Generoso. O município tem cerca de 180 hectares de área plantada de banana e 50 hectares de mandioca.
O diretor do Departamento Agropecuário disse que a geada só não foi mais forte porque choveu bem nos dias anteriores. “A terra molhada não deixa gear forte”, explica.
IRRIGAÇÃO
O engenheiro agrônomo da Cati Regional (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Jorge Luiz Hipólito orienta o produtor que tem irrigação em sua propriedade a manter o sistema ligado durante a noite para evitar danos maiores com geadas.
Ele explica que a água altera o ponto de congelamento, amenizando os efeitos de geadas de baixa intensidade. “A irrigação joga o ponto de congelamento para frente, o que pode evitar grandes estragos nas lavouras”, afirmou.
PREVISÃO
O frio deve perder um pouco a intensidade nos próximos dias. Para esta terça-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista, a previsão é de temperaturas entre os 11 e os 23 graus, com sol o dia todo e sem nuvens. À noite, o tempo permanece aberto e não há previsão de chuva.
Na quarta e quinta-feira, as temperaturas devem oscilar entre os 12 e os 24 graus, segundo o Climatempo, aumentando gradativamente até o fim de semana, quando a máxima deve chegar aos 29 graus no domingo e a mínima, aos 13 graus.