Com a diminuição no número de casos confirmados, Araçatuba sai da situação de epidemia de dengue e entra para o estado de alerta, já que é uma área considerada endêmica da doença. É considerada área endêmica as localidades que registram casos habitualmente e com incidência significativa.
Até a última atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (19), Araçatuba tinha 5.936 casos de dengue em 2019. Na semana anterior, o número era de 5.656 pacientes com a doença, o que significa que, em sete dias, 280 novos casos foram confirmados.
Apesar disso, as estatísticas apontam que houve uma diminuição das confirmações da doença em julho em comparação com meses anteriores. Entre os dias sete e 14 de junho, por exemplo, os números da doença saltaram de 3.387 para 4.226, com 839 novos casos registrados em uma semana.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica do município ainda está recebendo notificação de casos de dengue, porém em menor quantidade. “Com isso, saímos do estado de epidemia e entramos no estado de alerta”, informou a Vigilância.
ESCORPIÕES
Já em relação aos acidentes com escorpião, Araçatuba registrou, até a última sexta-feira (19), 502 casos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica, que contabilizou 502 ocorrências nos primeiros 200 dias de 2019, o que representa uma média de 2,51 acidentes/dia.
Os escorpiões são encontrados em praticamente todos os ambientes, segundo o Ministério da Saúde. Para prevenir este tipo de acidente, a orientação é não acumular lixo orgânico, entulhos ou materiais de construção, vedar frestas e buracos em paredes, portas e forros.
Outra recomendação é verificar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los, além de limpar os ralos periodicamente e manter camas e berços afastados da parede. Em caso de acidente, a orientação é procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Dados estatísticos:
2016= 348 acidentes com escorpião e nenhum óbito;
2017= 502 acidentes com escorpião e um óbito;
2018= 1270 acidentes com escorpião e dois óbitos;
2019= 502 acidentes com escorpião e nenhum óbito (até 19/07/2019)
Fonte: Vigilância Epidemiológica de Araçatuba