O inverno começou às 12h54 desta sexta-feira (21) com temperaturas acima da média, por causa da influência do fenômeno El Niño, que dificulta a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil. A estação mais fria do ano terá poucos dias de baixas temperaturas, que deverão ser registradas no mês de julho.
Em Araçatuba, o inverno começou com mínima de 16 e máxima de 29 graus. O que vai predominar até a chegada da primavera, em setembro, é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.
As ondas de frio vão ser desviadas para o Oceano Pacífico, por isso o inverno brasileiro de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média.
DIAS FRIOS
De todos os meses do inverno, julho é o que apresenta maior chance de sequências de quatro a sete dias realmente frios no Centro-Sul do País. Duas grandes frentes frias devem passar sobre o Brasil em julho, com massas de ar frio fortes que devem conseguir avançar pelo interior, segundo Josélia.
A primeira onda de frio prevista para Araçatuba deve ocorrer no dia quatro de julho, quando as temperaturas podem chegar aos cinco graus, a menor registrada no ano. Neste período, a máxima deve ser de 17 graus, segundo o Climatempo.
GEADA
É justamente o frio de julho, conforme a meteorologista, que tem potencial para provocar geada na Região Sul e até algum risco para áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais.
“Mesmo assim, o risco de geada forte é considerado apenas para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná”, afirma Josélia. Ela explica que os eventos que ocorrerem nas outras áreas do Paraná, em São Paulo, Mato Grosso do Sul ou no Sul de Minas não devem oferecer risco para a agricultura.
AGOSTO E SETEMBRO
Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso, segundo a meteorologista. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite no Centro-Sul do País.