Com um roteiro de parques, praias de água doce, pesca esportiva, esportes náuticos, mergulhos, passeios e culinária especial do interior o Pantanal Paulista, rota turística formada pelos municípios de Andradina, Castilho, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Sud Mennucci, Suzanápolis e Itapura, foi apresentado no 18º Salão São Paulo de Turismo, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, na capital paulista.
Os sete municípios que compõem a região turística são banhados pelo Rio Tietê, com oferta de peixes e características da fauna, flora e clima que se assemelham ao Pantanal sul-mato-grossense, explica o secretário municipal de Turismo de Andradina, Hugo Zamboni, que participou do Salão São Paulo de Turismo.
O evento promove e divulga as cidades turísticas do Estado de São Paulo. Além de apresentar as características culturais e gastronômicas dos municípios, reúne gestores públicos, turismólogos, imprensa especializada, agente e operadores de viagens, com o objetivo de discutir assuntos atuais do turismo com profissionais renomados.
O nome Pantanal Paulista foi criado para atrair os olhares do fluxo turístico da pesca. “Atualmente, a busca é pelo pantanal sul-mato-grossense, muito embora a pesca esteja cada vez mais restritiva e a logística seja muito maior, o que oportuniza o posicionamento da nossa região como um polo pesqueiro no interior paulista”, afirma Zamboni.
Segundo ele, as cidades que compõem o Pantanal Paulista estão realizando uma ação conjunta, com a produção de material publicitário que mostra as belezas naturais, os serviços e como o turista pode aproveitar da melhor forma a região.
A principal finalidade do Pantanal Paulista, além da organização das ações de desenvolvimento do ambiente turístico, é o acesso a recursos estaduais e federais para o fomento da pasta. Neste sentido, Andradina já inicia os trabalhos para se posicionar como Município de Interesse Turístico, MIT.
“Temos grandes chances de nos tornarmos uma estância após sua consolidação como sede de parque aquático termal de grande porte, e inclusive pretendendo ser um distrito turístico de acordo com propositura de Lei do Governo do Estado, que oferece incentivos de origem tributária para que cidades com potencial possam se desenvolver economicamente mais rápido”, disse Zamboni.
ROTA DO SOL
O Circuito Turístico Rota do Sol, que inclui os municípios de Buritama, Birigui, Araçatuba, Penápolis e Piacatu, também foi apresentado no Salão São Paulo de Turismo.
O diretor de Turismo de Buritama, Wilton Rosalino Borges, participou do evento e destacou que o objetivo foi mostrar as belezas naturais da região e do município, como a prainha de Buritama, ranchos, eventos culturais e festivos, trilhas, dentre outros atrativos.
“É uma oportunidade para mostrar o quanto nossa cidade e região têm potencial para o turismo. Contamos com atrações de lazer, entretenimento, gastronômico, religioso, entre outros. Ao mostramos as atrações, buscamos atrair empresários para investir no município, queremos mostrar o quanto temos a crescer e o desenvolvimento poderá gerar novos empregos”, afirmou.