O cartório eleitoral de Araçatuba realiza neste sábado o plantão da biometria, das 8h às 13h, para o cadastramento dos eleitores no sistema eletrônico implantado pela Justiça Eleitoral. No município, o prazo para a biometria vai até 19 de dezembro e, até agora, 46,74% dos eleitores araçatubenses fizeram a biometria.
Dos 143.584 eleitores de Araçatuba, 67.114 providenciaram o cadastramento biométrico. Como o número não chega nem a 50% do eleitorado, o cartório eleitoral tem realizado plantões para atender a população. Neste sábado, a meta é atender, pelo menos, 600 pessoas.
Para este sábado, conforme a chefe da 299ª Zona do cartório eleitoral de Araçatuba, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, estão agendados 300 eleitores para fazer a biometria. No entanto, o cartório vai atender também os eleitores sem agendamento.
Neste caso, o atendimento é por ordem de chegada. A expectativa é de que pelo menos 300 pessoas que não agendaram a biometria compareçam ao cartório eleitoral neste sábado.
“”Quem não agendou pode vir ao cartório que nós encaixamos, temos guichês liberados para isso”, informou Fabiana. É necessário levar um documento com foto e, se possível, o título de eleitor.
Além de plantões aos sábados – o próximo será em julho -, o cartório eleitoral tem feito atendimento estendido de segunda a sexta, das 9h às 18h, sem interrupção no horário de almoço.
CONSEQUÊNCIAS
Quem não fizer à biometria no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições, em 2020. Na prática, o cidadão estará impedido de ter acesso a tudo o que exigir a quitação eleitoral, como se inscrever em concurso público, ter crédito em bancos oficiais, ser candidato a cargo eletivo, dentre outros.
O cartório eleitoral de Araçatuba fica na Rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis.