Birigui conquistou o primeiro lugar no Índice CFA de Governança Municipal (IGM) medido pela Confederação Nacional de Administração, entre 154 municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita (renda do município por moradores) de até R$ 28.900. A capital do calçado infantil obteve índice de 8,34, ficando à frente de cidades paulistas como Franca, Praia Grande, Caraguatatuba, Ourinhos e Assis.
A pesquisa se baseou em dados dos anos de 2016, 2017 e 2018 para avaliar a gestão, finanças e desempenho do município em diferentes setores da Prefeitura, considerando áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, entre outros.
Para isso, foram avaliados, dentre outros indicadores, a capacidade de investimento, gasto com pessoal, comprometimento da receita com dívida, investimentos em saúde pública e educação, captação de recursos, mortalidade infantil e cobertura da Atenção Básica.
São utilizadas, ainda, diversas fontes de dados de bases públicas como: Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras.
GESTÃO INTELIGENTE
Com média de 8,34, o município atingiu 7,69 em Finanças, 8,50 em Gestão e 8,83 em Desempenho. “Apesar de toda a dificuldade financeira que enfrentamos, fizemos uma gestão inteligente na Prefeitura de Birigui. Fizemos uma gestão que respeita o dinheiro público”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB).
Salmeira disse que ele, o vice-prefeito Carlito Vendrame e a equipe de governo buscam utilizar boas práticas da gestão pública, por isso o bom resultado conquistado no Índice CFA de Governança Municipal.
“Nossa meta visa utilizar o dinheiro público respeitando as leis e os regramentos dos órgãos competentes, respeitando o interesse dos cidadãos”, completou o prefeito de Birigui.
AVALIAÇÃO
Lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, o índice consiste em uma ampla avaliação da governança pública, inclusive com estabelecimento de metas, para promover o desenvolvimento da gestão pública.
Para evitar distorções nos resultados, os 5.570 municípios brasileiros foram agrupados em oito grupos com características socioeconômicas similares. Birigui está no grupo sete.
A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Birigui lidera o Índice entre as cidades que registram de 100 a 290 mil habitantes.
Em segundo lugar aparece a cidade de Praia Grande (SP), seguida de Franca (SP), Itapecerica da Serra (SP), Caraguatatuba (SP) e Apucarana (PR). A classificação está disponível na internet (http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-7/reset:true).
ARAÇATUBA
O município de Araçatuba, que está no Grupo Oito da pesquisa, aparece em 101º lugar entre as 155 cidades com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 28.900.00.
O índice geral obtido por Araçatuba foi de 6,88. No desempenho, foi de 8,34; 5,39 nas finanças e 6,92 na gestão.
No grupo oito, aparece em primeiro lugar o município de Indaiatuba, com 8,70, seguido de Rio Preto, com 8,49, Piracicaba (8,46) e Maringá (8,43).