A Vigilância Epidemiológica confirmou o primeiro caso de H1N1 em Araçatuba. O paciente é um bebê de um ano e oito meses, que passou por tratamento na Santa Casa de Araçatuba e já teve alta médica.
A criança deu entrada na Santa Casa no dia 16 de maio com sintomas da doença. Internada no isolamento, recebeu medicações específicas para a H1N1.
Foi colhido material para análise e enviado para o Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a doença. O bebê recebeu alta médica da Santa Casa no dia 22 de maio.
O pai do bebê, um homem de 24 anos, morador no Condomínio Terra Nova, em Araçatuba, morreu com sintomas da doença no dia 16 de maio.
No entanto, não há como confirmar se ele também teve H1N1, porque sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o tratamento e não foi colhido material para análise. Oficialmente, ele teve uma pneumonia não especificada.
VACINAÇÃO
Diante do caso de H1N1, a Prefeitura ressalta a importância da vacinação dos grupos prioritários (idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores na saúde, professores, crianças de seis meses até seis anos incompletos, pessoas com doenças crônicas).
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e se encerra na próxima sexta-feira (14).
O município informou que ainda tem doses de vacina contra a gripe disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta fase da campanha, qualquer pessoa pode tomar a vacina.
O Ministério da Saúde não sinalizou que enviará novas doses, segundo a Prefeitura, portanto as UBSs irão a vacinação será realizada na cidade enquanto durar o estoque.