(Folha da Região) – O nível de emprego está caminhando, a passos lentos, mas indo para frente em Araçatuba, que fechou o trimestre com 0,88%. O setor que tem chamado a atenção pelo crescimento das contratações é do estágio. Na cidade, houve uma alta de 6% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nos três primeiros meses de 2019, o Ciee (Centro de Integração Centro Escola) registrou 2.051 contratos de estágio, enquanto em 2018 foram 1.934. O aumento se dá por uma perspectiva melhor do mercado e dos setores produtivos, segundo a supervisora regional do Ciee, Daniela Sandrini.
“Se o mercado sinaliza coisas positivas é óbvio que o empresariado se torna mais confiante e o poder de compra do consumidor aumenta.
Consequentemente, o investimento empresarial faz com que surjam mais vagas, que é o investimento em capital humano”, diz Daniela.
Atualmente, o Ciee de Araçatuba tem em torno de 300 vagas abertas dentro dos setores de educação, administração, computação e comunicação, que são os que mais tem interesse em estagiários.
Foi em uma dessas oportunidades que Gabriel Martins Anat, 20 anos, se agarrou. Ele estava inscrito no Ciee e surgiu uma vaga de estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) em uma empresa do ramo.