As condições dos serviços prestados pela TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) geraram grande discussão entre os vereadores da Câmara durante o Grande Expediente da 13ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (29/4). O assunto foi tema de um requerimento de informações, de autoria da vereadora Marlene Mira (PRB). O pedido foi aprovado pelo Plenário.
Na solicitação, a parlamentar pediu esclarecimentos sobre reclamações recebidas de usuários do transporte coletivo. As perguntas enviadas ao Executivo abordam os seguintes assuntos: total de multas que a empresa recebeu; pontos de ônibus instalados; aquisição de ônibus novos; número de acidentes com vítimas fatais; ações judiciais relacionadas a vítimas de acidentes no período de 1º de janeiro de 2016 a 25 de abril de 2019. “Precisa haver uma maior fiscalização diante dos acidentes que aconteceram. Temos que acompanhar a necessidade das pessoas que usam o transporte público”, disse a autora.
Sobre o mesmo assunto, outro requerimento de Marlene Mira cobra explicações sobre a existência de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo a TUA. A mesma parlamentar também assina outros três requerimentos aceitos. As proposições têm como tema as obras de recapeamento não concluídas em ruas do Concórdia, a situação da dengue no município e as obras realizadas na escola municipal Leão Nogueira Filho.
O vereador Arlindo Araújo (PPS) apresentou quatro pedidos de informações oficiais aprovados. Em uma das solicitações, o parlamentar quer saber sobre o desvio de sepulturas no Cemitério da Saudade e levantamento da Prefeitura sobre a titularidade dos terrenos concedidos e das pessoas sepultadas. O mesmo vereador pede explicações sobre possível irregularidade em alça de acesso à rodovia Marechal Rondon, próxima ao Shopping Praça Nova; a quantidade de veículos que a Prefeitura possui para transporte de pacientes para tratamento em outros municípios e a qualidade da água captada do rio Tietê.
O vereador Lucas Zanatta (PV) é autor de dois requerimentos aprovados. As matérias abordam a regulamentação da lei que dispõe sobre a utilização de caçambas coletoras de entulhos no município e a coleta irregular de água em fontes, nascentes e minas.
Os pedidos de informações foram enviados à Prefeitura de Araçatuba, que deve responder em 15 dias.