A matemática é vista pela maioria dos alunos como uma matéria de difícil compreensão. Nesse caso a busca de metodologia de ensino significativa é de extrema importância para aumentar a motivação na aprendizagem, desenvolver a autoconfiança e despertar o interesse do aluno pela disciplina.
Através dos jogos pedagógicos eles percebem que errar faz parte da apropriação de conhecimento, oque incentiva o mesmo a pensar nas consequências de suas atitudes, facilitando a construção de seus próprios conceitos.
As crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar, colocar em prática sua capacidade de resolver situações problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em esclarecimentos próprios.
Tais jogos contribuem com a proposta de desenvolvimento social, pois existem aqueles alunos que têm vergonha de perguntar sobre determinado conteúdo, de expressar dúvidas, cometer erros, etc.
Um dos aspectos significativos é o trabalho em grupo buscando a cooperação mútua, a participação em equipe, obtendo como resultado a socialização entre os alunos e a apropriação das regras, encontrando diversas estratégias para solucionar situações problemas apresentadas.
A proposta de utilizar os como jogos uma das formas de metodologia de ensino, está relacionada com a utilização de materiais concretos ao desenvolvimento cognitivo da criança.
Ela usará de seus conhecimentos, experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo educador.
Ensinar matemática não é somente transferir conhecimento, mas compartilhar conquistas, criar estratégias, para que o aluno construa seus conhecimentos em um
processo ativo de estabelecimento de relações e atribuições de significados.
Respeitando as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito. Por isso é necessário que os jogos pedagógicos façam parte da cultura escolar, para que a aprendizagem ocorra de forma prazerosa e interessante.
Por: Vanessa A. Vicente, professora do 3° Ano do Colégio CETEA de Araçatuba