Um homem de 24 anos, morador no Condomínio Terra Nova, em Araçatuba, morreu no final da tarde desta quinta-feira (16), com suspeita de H1N1, na Santa Casa de Misericórdia, segundo familiares da vítima. Segundo o hospital, o paciente teve uma pneumonia viral não especificada e não é possível afirmar que se trata de caso suspeito ou confirmado de H1N1, pois não foi colhido material para análise.
O filhinho dele, de um ano e oito meses, está internado no isolamento do hospital, com suspeita de H1N1. Ele deu entrada no Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa, também nesta quinta-feira, às 17h35, com quadro clínico de broncopneumonia não especificada.
O bebê segue internado recebendo medicações específicas para H1N1 e teve material colhido nesta manhã para investigação em relação à doença. O quadro clínico neste momento é estável.
O rapaz de 24 anos deu entrada no Serviço de Urgência e Emergência nesta quinta-feira (16), às 11h35, após ter recebido o primeiro atendimento no pronto-socorro municipal. Ele foi encaminhado para atendimento de alta complexidade na Santa Casa de Araçatuba.
O homem, que trabalhava na construção civil, recebeu atendimento intensivo na Unidade e sofreu parada cardiorrespiratória durante o atendimento. O paciente faleceu às 16h45.
VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 31 deste mês. Em Araçatuba, 58 mil pessoas devem ser vacinadas.
Até o dia nove deste mês, 26.500 pessoas haviam tomado a vacina, o que equivale a 47% do público-alvo da campanha.
COBERTURA
O grupo dos trabalhadores da saúde tem o menor índice de cobertura vacinal, com 32%. Na sequência, estão os pacientes com doenças crônicas, com 37%.
Além destes, devem tomar a vacina crianças de seis meses até seis anos incompletos. Segundo a Vigilância Epidemiológica, 42,68% deste público foram imunizados.
A maior cobertura é das puérperas (mamães que tiveram bebê há 45 dias): 94% delas já estão protegidas contra a gripe.
Os demais grupos, formados por gestantes, idosos e professores, apresentam cobertura vacinal de 48,72%; 52,39% e 47,69%, respectivamente.
ATUALIZADA ÀS 11H36 DESTA SEXTA-FEIRA (17)