A Câmara Municipal de Araçatuba aprovou um voto de aplauso para o guarda municipal Evandro Santos Silva, por ter salvado a vida da pequena Ana Luíza, de dez meses, que estava engasgada e sem respirar.
A homenagem, aprovada durante a 14ª sessão da Câmara Municipal de Araçatuba, foi proposta pelos vereadores Denilson Pichitelli (PSL) e Antonio Edwaldo Dunga Costa (DEM).
O caso aconteceu no dia 27 de abril. O guarda estava na Secretaria Municipal de Segurança, na Avenida Prestes Maia, por volta de meia-noite, quando viu a mãe da menina, Karla Cristiane Marin Garcia, desesperada gritando em frente ao portão e pedindo ajuda.
“Ela disse que a filha estava engasgada e gritava por ajuda. Eu vi a bebê roxinha e desfalecida. Peguei a criança nos braços e fiz a manobra de Heimlich”, contou. Esta manobra é uma técnica para desobstruir as vias aéreas. “A bebê foi voltando a respirar e ficou bem”, complementou.
Ao desengasgar a bebê, ele a levou com a mãe ao pronto-socorro municipal, para uma avaliação médica. Pela manhã, Karla fez um agradecimento ao guarda municipal nas redes sociais.
“Gostaria de agradecer ao GCM Evandro, sem ele não saberíamos o que fazer. Muito obrigada, Evandro, de coração, eu só tenho que te agradecer e também agradecer a Deus, vocês salvaram a vida da minha filha. Que bênçãos sejam derramadas sobre a sua vida, Evandro. Graças a Deus, tudo está bem agora”, escreveu a mãe.
Pichitelli, que é guarda municipal concursado, elogiou o colega. “Ele salvou a vida desta criança e mostrou que a nossa guarda está preparada para agir nos primeiros-socorros”, afirmou, destacando que Evandro Santos Silva tem menos de dois anos de guarda municipal.
“Nada mais justo que o reconhecimento do trabalho dele, que agiu rapidamente para desengasgar a criança”, disse Dunga, coautor do voto de aplauso.
Silva compareceu à sessão com seus familiares, assim como a pequena Ana Luíza, acompanhada de seus pais. O secretário municipal de Segurança, Erivaldo Gomes Assêncio, também acompanhou a homenagem.