O prefeito Dilador Borges (PSDB) entregou um documento ao governador em exercício de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), oferecendo o Hospital da Mulher para a instalação do AME Cirúrgico em Araçatuba. O Hospital não realiza partos, laqueaduras e vasectomias desde setembro de 2017 e está subutilizado.
A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (16), em Birigui, onde Garcia entregou obras de melhoria na Rodovia Deputado Roberto Rollemberg/Dr. Otaviano Cardoso Filho (SP-461).
Dilador quebrou o protocolo para entregar o pedido/sugestão ao governador em exercício. Ao perceber que Rodrigo Garcia seria o próximo a discursar, o prefeito de Araçatuba pegou o microfone e pediu para falar.
Além do Hospital da Mulher, Dilador ofereceu ao governador em exercício uma área de 1.700 metros quadrados, ao lado do AME Clínico, localizado na Rua José Bonifácio, Vila Mendonça, para a instalação do AME Cirúrgico.
“Não é um pedido de Araçatuba, é um pedido de mais de 90% dos prefeitos atendidos pela nossa DRS (Direção Regional de Saúde. Passo às suas mãos e contamos com a aprovação desta necessidade clínica para nossa região”, disse o prefeito ao governador em exercício.
DISPUTA
O AME Cirúrgico é alvo de disputa entre Penápolis e Araçatuba e chegou a ser anunciado para a terra de Maria Chica, em junho do ano passado, pelo então governador Márcio França (PSB).
Ao assumir, o governo João Dória (PSDB) mudou de planos e anunciou que Penápolis teria um AME convencional, não cirúrgico.
Em entrevista coletiva após a inauguração das obras de melhorias na SP-461, o governador em exercício disse que a Secretaria do Estado de Saúde ainda está realizando um estudo técnico para definir onde o AME será instalado, levando em conta a demanda pelos serviços e a localização do município escolhido.
ESTRADA
Garcia inaugurou as obras de modernização da SP-461, investimento de R$ 69,6 milhões. As melhorias tiveram início em 2015.
A Rodovia recebeu serviços de recapeamento de pista, recuperação de acostamentos, construção de quatro dispositivos de acesso, implantação de faixas adicionais, novo sistema de drenagem e nova sinalização do km 24 ao 71,98, passando pelas cidades de Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Turiúba.