(Folha da Região) – Considerada a segunda melhor data para o comércio no quesito lucratividade, o Dia das Mães gera expectativa positiva para os lojistas de Araçatuba neste ano. O tíquete médio deve girar em torno de R$ 70, pois o cenário político está influenciando na economia, o que faz com que os consumidores segurem um pouco os seus gastos. Mesmo assim, a estimativa é de um aumento nas vendas entre 3% a 5%, dependendo do segmento.
Segundo o presidente do Sincomércio de Araçatuba, Gener Silva, a data é de grande importância para todo o comércio. “O dia das mães possui um apelo emotivo muito forte, as pessoas possuem a oportunidade de retribuir o carinho que a mãe, que foi quem cuidou dela a vida inteira, deu. O dia das mães é a segunda data com mais apelo de consumo, perdendo somente para o Natal que possui um mês todo de preparação”, comenta.
Ainda segundo o Sincomércio, a tendência de compras serão os presentes pessoais, como joias, bijuterias, vestuário, calçados e óculos, ou seja, produtos que têm uma boa saída devido a grande variedade de opções e preços. Os restaurantes também estão entre as opções para se comemorar a data.
A sugestão de Silva para os comerciantes alcançarem a meta de vendas no Dia das Mães é que, além das vitrines temáticas e equipes treinadas, façam propagandas em mídia, como jornal, rádios, TVs e redes sociais.
A operadora de caixa Amanda Trindade de Souza, de 19 anos, já escolheu o presente de sua mãe após pesquisar os preços em duas grandes lojas. Ela já possuía um conhecimento médio do valor e, assim, encontrou a melhor loja para efetuar a compra. “Ano passado escolhi comprar um perfume para minha mãe, esse ano o presente será um pouco mais caro e vou dividir as parcelas com meu pai”, completa.
HORÁRIO ESPECIAL
Na quinta-feira (9) e sexta-feira (10), o comércio de rua funcionará em horário estendido das 9hs às 22hs, e no sábado (11) das 9hs às 18hs. Já as lojas dos shoppings abrem em horário normal, das 10h às 22h, de segunda à sábado, e no domingo das 14h às 20h.