A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (31) para os grupos prioritários, compostos por idosos, trabalhadores na saúde, professores e crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas e pacientes crônicos. A partir desta segunda-feira (3), qualquer pessoa poderá ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para se vacinar, enquanto durar o estoque das vacinas.
Até esta quinta-feira (30), conforme balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município, 44.278 pessoas do grupo prioritário haviam sido vacinadas, o equivalente a 74% de cobertura. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
O município informou, no entanto, que o balanço só será divulgado nesta segunda-feira (3), porque as UBSs com horário estendido (Umuarama e Pedro Perri) atenderão até as 22h desta sexta. O estoque disponível de vacinas para a população em geral também será informado na segunda.
O grupo com menor cobertura vacinal até esta quinta-feira era o das crianças, com 62,01%, seguido das gestantes, com 64,06%.
Já as puérperas superaram a meta, atingindo 132% de cobertura vacinal. Entre os professores, o índice é de 96,52%; entre os idosos, de 78,71%; pacientes crônicos (74,80%) e trabalhadores da saúde (74,08%).