O pequeno Eduardo Ibanez Rodrigues, o Dudu, de um ano e 11 meses, faleceu na tarde desta segunda-feira (20), após lutar bravamente contra um tipo raro de câncer. Ele, que completaria dois aninhos no dia quatro de junho, estava internado no Hospital de Câncer de Barretos, onde fazia tratamento de quimioterapia desde março deste ano.
Dudu chegou a ter o bracinho esquerdo amputado, por causa de uma hemorragia, no mês passado. Após a amputação, acreditava-se que a doença havia sido eliminada de vez. Mas um exame de tomografia constatou o reaparecimento do câncer de forma ainda mais agressiva, tomando todo o tórax do bebê, o que levou à paralisação de seus órgãos.
O óbito de Dudu foi registrado às 16h30 desta segunda-feira. O corpo do garotinho deve chegar a Araçatuba por volta das 6h desta terça-feira (21). O velório será na capela da Funerária Cardassi da Avenida da Saudade. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Luz, às 17h.
CASO RARO
O caso do menininho era tão raro que a equipe do Hospital de Câncer de Barretos chegou a enviar os seus exames para análise nos Estados Unidos.
Seu drama teve início logo após o parto, quando os médicos constataram a presença de um caroço próximo ao cotovelo. A suspeita inicial era de que o bebê tinha sofrido uma “fratura” durante o nascimento, por parto normal. Ele foi encaminhado a um ortopedista, que pediu uma ressonância magnética.
Com dificuldades para realizar o exame na rede pública de saúde, a família do garotinho se mobilizou para arrecadar recursos e só conseguiu fazer a ressonância quando o bebê completou um ano, sendo diagnosticado com câncer.
Dudu começou a fazer tratamento no Centro de Tratamento Oncológico (CTO) da Santa Casa de Araçatuba, após a realização de uma biópsia. No entanto, o tratamento não surtiu o efeito desejado.
Em fevereiro, o garotinho fez nova biópsia, na tentativa de descobrir qual era exatamente o tipo de tumor que ele tinha, mas o resultado foi inconclusivo.
Ele ficou 33 dias internado na Santa Casa de Araçatuba e, no dia 20 de março, foi encaminhado para Barretos. Lá, o tumor apresentou hemorragia e os médicos fizeram uma cirurgia de emergência, amputando o bracinho dele.
ARRAIÁ
A história de Dudu chamou a atenção do grupo Amparo Social Araçatuba, que decidiu fazer o Arraiá Solidário deste ano em prol do bebê. Segundo os organizadores, o evento será mantido e parte dos recursos obtidos será revertida para os custos do funeral. O restante irá para outro garotinho que vive um drama semelhante ao de Dudu.
O Arraiá Solidário será no Clube da Acerma, no dia 15 de junho, a partir das 20h. O endereço é Rua Álvares de Azevedo, 1.553, Ipanema. O ingresso custa R$ 10 com direito a quentão, pipoca e algodão doce. Haverá rodada de bingos também.
No Arraiá Solidário de 2018 o grupo conseguiu comprar e doar uma cadeira de rodas especial para uma menina de 10 anos, com investimento de R$ 7 mil.
Mais informações sobre o Arraiá Solidário de 2019 com Alex Carvalho Santos, pelo telefone (18) 99712-4776.
SERVIÇO:
Arraiá Solidário
Dia 15 de junho às 20h
Local: Acerma (Rua Álvares de Azevedo, 1553, Ipanema)
INFORMAÇÕES: (18) 99712-4776