Vereadores cobraram empenho do prefeito Dilador Borges (PSDB) na manutenção e segurança das praças de Araçatuba. A cobrança ocorreu durante discussão de requerimento apresentado pelo parlamentar Arlindo Araújo (PPS), durante a sessão desta segunda-feira (22), da Câmara Municipal.
Araújo quer saber quantas praças o município possui; com que periodicidade é feita a manutenção destes espaços e quantas praças foram reformadas na atual gestão. Em seu requerimento, ele argumenta que estes espaços públicos precisam estar limpos e bem cuidados para propiciar lazer à população.
Os vereadores Denilson Pichitelli (PSL) e Rivael Papinha (PSB) aproveitaram a discussão para cobrar empenho do prefeito Dilador Borges (PSDB) para a limpeza, manutenção e segurança nas praças do município.
“A administração tem que tomar uma atitude. A população cobra muito”, afirmou Pichitelli, ao lembrar que o município cortou a hora extra dos servidores e que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) chegou a ter 500 funcionários e hoje tem 120.
Pichitelli lembrou, ainda, que moradores que adotam espaços públicos para a sua manutenção têm desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Isso precisa ser mais divulgado para incentivar as pessoas”, defendeu.
Papinha, por sua vez, destacou a falta de segurança nas praças e disse que pretende conversar com o secretário municipal de Segurança, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, sobre o assunto.
“Como estão os aparelhos de ginástica que foram instalados nas praças? Tem muitos que foram danificados e o que o poder público está fazendo para inibir isso?”, questionou Papinha. “Não é só responsabilizar o morador, o poder público tem que fazer sua parte também”, complementou.
O líder do governo na Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), disse que é preciso reinventar a utilização das praças. “Estes espaços têm manutenção elevada e, na maioria dos casos, são abandonados pela própria população. Ninguém usa mais as praças”, disse.
O prefeito tem prazo de 15 dias para enviar as respostas ao requerimento de Arlindo Araújo.