A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba e o Departamento Municipal de Trânsito (Demtra) iniciam, na próxima terça-feira (23), a implantação das primeiras vagas para estacionamento gratuito de motos em oito áreas hoje utilizadas para carga e descarga.
A utilização das vagas pelos motociclistas deverá ser feita em períodos alternados, segundo a Prefeitura. O estacionamento de motos nestas oito áreas será permitido das 11h às 19h. E a utilização para carga e descarga será das 19h às 11h.
A mudança atende à lei municipal 8162/2019, que transforma áreas dedicadas à carga e descarga em estacionamento gratuito de motocicletas, em horários que tais espaços são menos utilizados, nas áreas comerciais em que há o Sistema de Estacionamento Rotativo (Zona Azul).
A lei foi sancionada em fevereiro pelo prefeito Dilador Borges (PSDB). O autor do projeto, Jaime José da Silva (PTB), argumentou, ao defender sua proposta, que as vagas de carga e descarga são pouco utilizadas.
De outro lado, motociclistas reclamam que da falta de vagas, pois os bolsões destinados às motos estão sempre lotados.
Apesar de as vagas de carga e descarga estarem na Zona Azul, o uso destes espaços é determinado pela Secretaria Municipal de Mobilidade.
PLACAS
Os locais em que passam a valer a nova regra deverão ser sinalizados com placas indicativas com informações estabelecendo os horários de uso para cada um.
A medida vale para os seguintes endereços: Rua Carlos Gomes, 20; Rua Joaquim Nabuco, 40; Rua Prudente de Moraes, 80; Rua Campos Sales, 20; Rua Anita Garibaldi, 75; Rua Princesa Isabel, 12; Rua Osvaldo cruz, 215 e Rua Olavo Bilac, 210.
A lei prevê que o município poderá proibir o uso das vagas pelas motocicletas, caso entenda-se necessária a ocupação por carga e descarga durante o período diurno.
Ainda segundo a lei, caberá aos agentes municipais de trânsito a fiscalização do correto uso das vagas.
VAGAS PARA MOTOCICLETAS DAS 11H ÀS 19H:
Rua Carlos Gomes, 20;
Rua Joaquim Nabuco, 40;
Rua Prudente de Moraes, 80;
Rua Campos Sales, 20;
Rua Anita Garibaldi, 75;
Rua Princesa Isabel, 12;
Rua Osvaldo cruz, 215;
Rua Olavo Bilac, 210.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araçatuba