O atleta e personal trainer araçatubense Marcos Vinícius Soares Brito, 33 anos, morreu na noite desta quarta-feira (10), no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, onde estava internado após ter passado mal durante a meia-maratona do Rio de Janeiro, realizada no domingo (7).
Brito vinha sendo mantido em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estava sendo submetido a diálises diárias, pois seus rins não estavam funcionando.
Os médicos descobriram que ele tinha anemia falciforme em estágio avançado, o que teria comprometido o funcionamento dos rins. Por volta das 23h desta quarta-feira, seu coração parou.
ARRITMIA
Acostumado com treinos intensos, Brito praticava natação, corrida e, nas horas vagas, pedalava. Ele trabalhava como personal trainer e era sócio-proprietário de uma academia no Jussara, em Araçatuba.
Ele estava preparado para a prova, tinha treinado muito para isso, mas no quilômetro 18 (a competição tem um total de 21,1 quilômetros), teve de ser socorrido ao sofrer uma arritmia.
Fazia muito calor no momento, por volta de 40 graus, e a umidade relativa do ar estava elevada, o que pode ter motivado o mal-estar, elevando os seus batimentos cardíacos. Ele precisou passar por reversão para diminuir a frequência cardíaca e foi levado para um pronto-socorro.
ANEMIA
Como o estado dele se agravou, acabou sendo transferido para o Hospital Miguel Couto, onde foi diagnosticado com anemia falciforme.
“Por causa da anemia, ele não poderia fazer exercício em ambiente ensolarado nem atividades intensas por longo período”, explica o amigo e treinador da Superando Assessoria Esportiva, Marcelo de Souza Azevedo, o Marcelinho.
O corpo do atleta será trazido do Rio de Janeiro para Araçatuba, mas ainda não há informações sobre horários de velório e sepultamento.
AÇÃO SOLIDÁRIA
Para ajudar a custear as despesas da família de Brito neste período em que ele ficou no Rio de Janeiro, os amigos vão manter a ação solidária que vinham organizando desde que o amigo foi hospitalizado.
A Superando Assessoria Esportiva vai realizar um treinão, no próximo sábado (13), no Estádio Municipal Adhemar de Barros, a partir das 7h.
Na ocasião, os amigos poderão fazer doações ou comprar a rifa que está sendo organizada, com 300 números, no valor de R$ 20,00 cada, com vários prêmios previstos. O sorteio será feito ao vivo, no Instagram dos organizadores.
Dentre os prêmios estão tênis, chuteira, ovos de chocolate; treinamentos físicos; camiseta, bolsa e boné.
SERVIÇO
Quem puder ajudar, pode entrar em contato com Marcelinho pelo celular (18) 991225764.