Um restaurante e uma loja de calçados que funcionam em prédios vizinhos à loja de produtos importados Cris Park, incendiada na última sexta-feira no centro de Araçatuba, estão temporariamente interditados até emissão de laudo para constatar se houve danos na estrutura dos dois imóveis. Técnicos da prefeitura e Defesa Civil estavam trabalhando no local na manhã desta segunda-feira.
A reportagem do Regional Press apurou junto a um engenheiro que integrava a equipe, que visualmente o prédio que abriga o restaurante, está com a estrutura do andar superior, onde funciona uma clínica de odontologia, comprometida. Segundo o profissional, o local tem parede simples e a princípio está com a estrutura comprometida.
No entanto, a confirmação depende ainda de laudo detalhado. Esse mesmo profissional ainda disse que a parte do andar térreo tem parede dupla, o que ajudou a proteger a estrutura do prédio vizinho, que também passará por avaliação. Segundo ele, o trabalho será demorado porque para fazer avaliação do prédio incendiado, é preciso retirar todo o material que sobrou, inclusive estruturas metálicas que seguravam o forro estão penduradas, podendo colocar em risco integrantes da equipe.
O secretário municipal de Planejamento da prefeitura, Tadeu Consoni, esteve no local acompanhando os trabalhos e disse que será necessário remover todo o revestimento para realização do trabalho de avaliação da estrutura. Ele disse que a parte de estrutura metálica é a mais comprometido e sofre mais com a ação do calor. Além disso será avaliado também como ficou a estrutura da alvenaria.
O trânsito de pedestres no calçadão está parcialmente liberado e aos poucos as lojas começam a retomar a rotina de trabalho. No final de semana o Corpo de Bombeiros foi acionado três vezes para comparecer ao local devido ao ressurgimento de focos de incêndio com pequenas labaredas. Foram dois chamados no sábado a noite e um na madrugada de domingo, mesmo sob chuva. Nas três vezes quem viu o fogo foram guardas municipais que realizam patrulhamento na região central.