A energia elétrica dos moradores da região de Araçatuba ficará mais cara a partir da próxima segunda-feira (8). O reajuste médio ao consumidor da CPFL Paulista será de 8,66%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou o aumento.
A empresa atende 4,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 234 municípios do Estado de São Paulo, incluindo os da região de Araçatuba.
Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, é considerada a variação de custos associados à prestação do serviço, conforme prevê o contrato de concessão.
Para os consumidores de baixa tensão (residências, imóveis rurais, comerciais e de serviços), o reajuste será de 8,34%. Já as tarifas para os consumidores conectados em alta tensão, como indústrias, o aumento será de 9,30%.
BANDEIRA VERDE
A bandeira tarifária em abril deste ano será verde, sem custo para os consumidores, segundo a Aneel. O mês é de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica indica recuperação do nível dos reservatórios, por isso a bandeira verde.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha indicam se ela custará mais ou menos em função das condições de geração, explica a Aneel, que criou o sistema.