Os dois bombeiros de Araçatuba que atuaram como voluntários em Brumadinho (MG) receberam voto de aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba na sessão desta segunda-feira (8). O requerimento foi assinado pelos 15 vereadores.
O capitão Wagner Francisco Peron e o cabo Magayver Martins da Cruz, que pertencem ao 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros, participaram das buscas e resgates após a tragédia ambiental, em janeiro deste ano, que matou 224 pessoas. Outras 69 vítimas seguem desaparecidas.
“Nós chegamos lá por volta da quarta semana. O mais emocionante foi ver o espírito de solidariedade de toda a população, com uma grande força para diminuir a dor de toda a comunidade”, afirmou o capitão Peron, em vídeo exibido durante a sessão. “Ser bombeiro é um estado de espírito”, descreveu.
Já o cabo Magayver disse que quando soube da tragédia, quis logo ajudar os bombeiros de Minas Gerais. “Quando a gente vê pela TV, acha que a ocorrência é pequena, mas chegando lá, vimos que a área era gigantesca, ao sobrevoar o local”, contou.
Ele disse que dentre os momentos mais emocionantes foi quando uma senhora deixou uma caixa de bombom com uma cartinha para todos os bombeiros voluntários. Outra situação de emoção foi serem aplaudidos de pé ao entrarem em um restaurante. “O reconhecimento é gratificante”, disse.
A homenagem partiu da iniciativa da presidente da Casa, Tieza Lemos Marques PSDB), que acabou estendendo o voto de aplauso para a assinatura de todos os vereadores.
“Eu julguei que o trabalho de vocês foi tão espetacular que pensei que eu era muito pouco para sustentar um voto deste tamanho, por isso dividi o voto de aplauso com todos os vereadores”, justificou Tieza.
Tieza disse, ainda, que o ato de heroísmo dos dois será sempre lembrado. ” Uma coisa nos conforta diante dessa tragédia: a nossa cidade esteve presente neste ato de solidariedade na pessoa de vocês”, disse a presidente da Casa.