Bombeiros civis
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), assina, nesta sexta-feira (26), a lei que obriga a presença de bombeiros civis em áreas públicas e privadas. A assinatura, porém, será um ato político, na prática, pois deverá contar a presença de bombeiros civis, aliados políticos do prefeito e do autor do projeto que resultou na lei, vereador Rivael Papinha (PSB).
Candidato?
Fontes desta coluna presentes à cerimônia de posse da vereadora Marlene Mira (PRB), nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Araçatuba, disseram que o vereador licenciado Cido Saraiva se comportou como pré-candidato a prefeito na solenidade.
Candidato 2?
Há quem garanta que as duas licenças que Cido Saraiva tirou este ano teriam o objetivo de angariar apoio à sua candidatura à Prefeitura, ao dar oportunidade para as suas duas suplentes exercerem o cargo de vereadora.
Reeleição
De olho na reeleição, prefeitos da região aceleram obras e anunciam pacotes de benfeitorias. A menos de um ano e meio das eleições 2020, a impressão é de que já fazem de tudo para chamar a atenção do eleitor e garantir os votos no ano que vem.
Pompeu
Por falar em obras, o prolongamento da Avenida Pompeu de Toledo terá início nesta sexta-feira (26). O prefeito Dilador Borges visitará o local às 16h, segundo sua assessoria. Por causa das obras, a rotatória da Saudade com a Pompeu será interditada nesta sexta, a partir das 13h.
Farpas
O tempo fechou durante a sessão desta terça-feira (23) da Câmara Municipal de Birigui. José Fermino Grosso (DEM) e Felipe Barone (PPS) protagonizaram a cena, por causa de um projeto de resolução apresentado pela Mesa Diretora do Legislativo. Houve troca de ofensas, que não cabe reproduzir aqui. A coisa foi tão feia que a sessão teve de ser suspensa, assim como a transmissão pela TV e pela internet. Lamentável.
Comissão Processante
Não bastasse a condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita de Mirandópolis, Regina Mustafa (PV), enfrenta um processo na Câmara Municipal que poderá levá-la à cassação. Uma Comissão Processante investiga possível infração político-administrativa na reforma da Praça Manoel Alves de Athayde, centro da cidade.
Comissão Processante 2
A denúncia, feita pelo vereador Matias dos Santos Evarde (MDB), aponta que houve desvio de recursos públicos, o que teria sido constatado por vistoria realizada por seis vereadores e confirmada por um laudo técnico.
Comissão Processante 3
A Câmara de Mirandópolis deverá apreciar o relatório da CP nos próximos dias e há quem diga que Regina Mustafa deverá ser cassada pelo Legislativo antes mesmo de ser cumprida a decisão do TSE, que cassou a chapa da prefeita e de seu vice, José Antônio Rodrigues (SD), nesta quinta-feira (25). Votariam contra a chefe do Executivo seis dos nove vereadores.
Eleições
Os pretensos candidatos a prefeito começam a surgir em Mirandópolis, após a decisão do TSE de cassar a chapa da prefeita e de seu vice. Um deles seria o ex-prefeito e engenheiro aposentado da Prefeitura José Pedro Zanon (MDB). Outro possível nome é o do dentista, funcionário público e vereador Afonso Carlos Zuin (PSDB). O ex-prefeito Chicão Momesso (PP) também seria uma possibilidade, segundo os bastidores da política mirandopolense.