Foi entregue ao tráfego nesta sexta-feira (26), um novo viaduto na avenida Nelson Calixto, no bairro Nova Parque São Vicente. A via faz parte da SPA-516/300, no município de Birigui. Com investimento de R$ 2,8 milhões, a obra teve início em maio do ano passado e foi responsável pela geração de 30 postos de trabalho.
Os serviços foram executados pela concessionária Via Rondon, sob fiscalização e gerenciamento da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), conforme previsto no contrato de concessão.
O novo viaduto, denominado Dr. Luís Campos, possui duas faixas de rolamento, acostamento e passeio. Com a intervenção, o motorista segue para o Centro de Birigui utilizando uma reta – antes era obrigado a fazer uma manobra por conta da geometria complicada do viário local.
O novo traçado, além de melhorar as condições do tráfego, possibilitando uma viagem mais tranquila, também reduz os riscos de acidentes, segundo a Artesp.
A inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira, com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB); o vice-prefeito, Carlito Vendrame (PTN); o presidente da Câmara, Felipe Barone; o deputado estadual Roque Barbiere, entre outras.
PONTE TORTA
“É com muita alegria que anunciamos que a obra do novo pontilhão terminou. A ‘ponte torta’, como era chamada, deixou de existir. Temos, agora, um viaduto recém construído, que aumentará a segurança do trânsito e, também, dos pedestres”, falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.
Conforme a concessionária, o novo viaduto tem 22 metros de comprimento, altura aproximada de sete metros e tabuleiro com largura de 12,50 metros.
PEDIDO
Para realizar a obra em Birigui, a Concessionária Via Rondon atendeu pedido do deputado Roquinho, que intermediou junto a Artesp e a Rumo ALL, concessionária de ferrovias responsável pela linha férrea que passa debaixo do viaduto, que também deu parecer favorável para a realização da obra.
Durante a obra, a Via Rondon teve apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Departamento Municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans).