A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba inicia na próxima quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
A mobilização seguirá até 31 de maio, sendo sábado (4 de maio), o dia de mobilização nacional, também conhecido como “Dia D”. Durante a campanha, também será feita a atualização da Carteira de Vacinação de todos os que forem se vacinar.
Foi organizado um cronograma especial por grupos. De 10 a 19 de abril, serão priorizadas crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto). Nesse mesmo período, a Carteira de Vacinação será atualizada.
De 22 de abril a 31 de maio, serão vacinados todos os outros grupos
prioritários. São eles: trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, população indígena, professores e pacientes portadores de doenças crônicas.
A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. É necessário levar um documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação.
DIA D
O “Dia D” acontece no dia 4 de maio, sábado, em que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para atender as pessoas que se encaixam no público alvo da vacina.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica (VE) de Araçatuba, Priscila Cestaro, diz que a expectativa da SMSA é vacinar mais de 50 mil pessoas durante a campanha.
“É importante destacar que a vacina contra a gripe *estará disponível durante toda a campanha* para crianças, gestantes
e puérperas. Pais ou responsáveis: na esqueçam de levar a carteirinha de vacinação da criança para atualização, pois, caso alguma vacina esteja em atraso, faremos a aplicação para que a pessoa fique em dia com suas vacinas”, explica.
INFLUENZA
De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Tem seu início com febre, dor muscular e tosse seca, propagando-se facilmente.
Em geral, tem evolução por período limitado, de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão são mais vulneráveis aos vírus.