A Secretaria de Saúde de Birigui confirmou dois óbitos por suspeita de dengue em 2019. De 1º de janeiro até o momento, Birigui registrou 2.120 notificações. O município tem 1.489 casos prováveis, sendo 622 casos positivos e 867 casos em investigação.
A informação foi passada na tarde desta segunda-feira (25), quando a Vigilância Epidemiológica concluiu os processos de investigações dos óbitos. Birigui vive um cenário de alto risco para epidemia de dengue.
“Estamos muito sensíveis aos óbitos e aproveitamos para lembrar a população sobre os perigos da dengue. Temos que unir forças para combater o mosquito Aedes”, disse a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad.
O primeiro paciente confirmado é do sexo masculino. Aposentado, ele faleceu aos 78 anos. Morador do bairro Ivone Alves Palma, teve o início dos sintomas em 5 de fevereiro. O paciente apresentava outras comorbidades e foi internado na Santa Casa de Birigui. Ele faleceu no dia 16 de fevereiro.
O segundo caso confirmado é de uma paciente do sexo feminino, de 24 anos. Ela era auxiliar administrativa e morava no bairro Quemil. O início dos sintomas foi registrado dia 18 de fevereiro, quando foi internada na Santa Casa de Birigui e transferida para a Santa Casa de Araçatuba, evoluindo a óbito dia 22 de fevereiro.
Um terceiro caso também foi investigado, de uma senhora de 60 anos, porém foi descartado para a dengue.