A indústria da região de Araçatuba demitiu 800 trabalhadores no mês de fevereiro, segundo pesquisa da Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgada nesta terça-feira (19).
Este é o terceiro mês consecutivo em que há demissões no setor. Em janeiro, foram fechados 200 postos de trabalho. Mas nada se compara a dezembro, de longe, o pior mês para a empregabilidade na indústria, com 2.600 demissões.
O resultado de fevereiro, que apresentou resultado negativo de -1,57%, segundo a pesquisa, foi influenciado pelas variações negativas de Produtos Alimentícios (-3,70%) e Artefatos de Couro, Calçados e Artigos para Viagem (-0,08%), setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.
Segundo o diretor regional do Ciesp, Samir Nakad, o desempenho de fevereiro foi prejudicado pelas demissões realizadas por um frigorífico de Promissão. “Isso acabou repercutindo nos números de toda a região”, afirmou.
No ano de 2019, conforme o Ciesp, o acumulado é de -1,97%, o que representa uma queda de aproximadamente 1.050 postos de trabalho.
Já no período de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, 2.550 trabalhadores foram demitidos na indústria, uma variação negativa de 4,73%.