Um recém-nascido dado como morto pelos médicos do Hospital Santa Clara, em Colorado (PR), voltou a respirar no momento em que a família se despedia dele, nesse domingo (3). Em estado gravíssimo, o bebê foi transferido para a Santa Casa de Maringá.
Como conta o “UOL”, a mãe, uma jovem de 24 anos, deu entrada na unidade de saúde na madrugada de domingo e foi encaminhada diretamente para a sala de parto. Ela estava no sexto mês de gravidez e apresentava um quadro de contrações e dilatação total do colo uterino.
Pouco mais de uma hora depois, a criança nasceu com 1,2 quilo. Na sequência, o bebê sofreu uma “queda brusca” nos sinais vitais e foi encaminhado à equipe de plantão, para que os procedimentos de reanimação fossem realizados.
Cerca de duas horas e meia depois do nascimento, o bebê não respirava, nem apresentava batimentos cardíacos. De acordo com nota da unidade de saúde, foi nesse momento que a equipe médica constatou a morte da criança e comunicou à família.
No entanto, meia hora depois, quando os familiares já se despediam, o menino voltou a respirar. Ele então foi levado ao centro cirúrgico do hospital e depois transferido pelo Samu Aéreo à Santa Casa de Maringá.
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Maringá informou que o bebê está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em estado gravíssimo.
A mãe também foi transferida para Maringá, mas está em outro hospital. O estado de saúde dela não foi divulgado, bem como os nomes dos pais e do bebê.