A polícia civil de Santo Antônio do Aracanguá abriu inquérito para investigar o furto de 22 cabeças de gado em uma propriedade rural localizada em Vicentinópolis, distrito da cidade. Os bandidos levaram também ferramentas do sítio. O prejuízo é calculado em R$ 70 mil.
O crime aconteceu na madrugada deste sábado (2), na Estância São José, na estrada que leva ao Córrego Generoso. Os proprietários perceberam o furto ao chegar ao sítio para a ordenha das vacas, por volta das 6h30, e chamaram a Polícia Militar.
O professor Maurício Valério Camargo, 48, contou que seu pai foi surpreendido com marretas e ferramentas utilizadas para arrebentar os cadeados da porteira e do curral, e percebeu que os animais não estavam no local.
A propriedade, de 20 alqueires, tinha gado de leite e de cria, recria e engorda. Seis vacas leiteiras garantiam a produção que ajudavam a agregar renda extra à propriedade, com a fabricação de queijos e venda do leite in natura.
Os bandidos levaram um boi e uma novilha nelore puros e com registro; seis vacas paridas de retiro em produção; quatro bezerros de leite; três vacas paridas soltas com quatro bezerros; uma vaca enxertada; um boi nelore em produção sem registro e uma novilha pronta para o abate.
Os criminosos levaram também ferramentas da propriedade, como arreios, selas, laços e mantas.
Não é a primeira vez que a propriedade é vítima de furto. Em 2005, bandidos invadiram o sítio e levaram 23 animais, que nunca foram encontrados.
“Na ocasião, só levaram as vacas de leite, mas deixaram os bezerros. Desta vez, levaram tudo”, explica Camargo.
Conforme os proprietários, todos os animais e ferramentas estão com as marcas da propriedade. Quem tiver alguma pista dos bandidos pode ligar para (18) 99764-2089.