As vagas destinadas a carga e descarga na região central passarão a ser compartilhadas também com bolsões de motos em horários distintos. A iniciativa, aprovada na sessão da Câmara desta segunda-feira, é de autoria do vereador Dr. Jaime José da Silva, e tem entre os objetivos, aumentar a oferta de vagas gratuitas para motocicletas utilizando espaços ociosos das vagas de carga e descarga, além de trazer benefícios ao comércio e também à mobilidade urbana.
O vereador disse que vem recebendo muitos questionamentos da população com relação à quantidade excessiva de vagas de carga e descarga, e por outro lado, faltam vagas para estacionamento de motocicletas. Diante da situação, ele teve a iniciativa de propor a mudança na forma de utilização dessas vagas, viabilizando uma forma legal para implantação dos bolsões em horário comercial.
Para o autor do projeto, com a implantação haverá uma série de benefícios. Os funcionários do comércio que utilizam motos terão uma opção a mais para estacionar no centro, estimulando o uso das motos e reduzindo a utilização de carros, fato que acaba contribuindo com o trânsito. Os consumidores também terão uma opção a mais e um estímulo para dar preferência à moto quando for ao centro. De acordo com Dr. Jaime, isso também acaba favorecendo o comércio central.
Com a mudança, também será possível evitar a entrada de veículos de grande porte no centro da cidade em horários de pico, como já acontece em outras cidades. De acordo com ele, não só em Araçatuba, como em outros Municípios, o número de veículos aumenta a cada dia, trazendo grandes preocupações para os administradores públicos, que são obrigados a buscar soluções para melhorias no trânsito e também para o estacionamento desses veículos.