A área plantada com soja no Brasil alcançou 35,76 milhões de hectares em 2018/19, com acréscimo de 1,7% em comparação com a safra anterior.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado de São Paulo é uma das unidades da federação que apresenta maior crescimento no cultivo da oleaginosa, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Nos últimos anos, a expansão da soja vem se intensificando na agricultura paulista, a ponto de se tornar a principal cultura do ciclo anual. Em 2017/18, por exemplo, a área de soja alcançou 958,5 mil hectares e superou a soma das áreas de milho primeira safra e safrinha, que totalizaram 904,4 mil hectares, como pode ser observado no levantamento realizado pelo IEA e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
Projeções
Conforme o levantamento, em 2019 devem ser cultivados 1.052,2 mil hectares com soja no Estado, área 7% maior que a utilizada na safra precedente. A produção é prevista em 3.535,9 mil toneladas, 6,1% maior em comparação à safra passada, destaca Marisa Zeferino, pesquisadora do IEA, especialista no produto.
Na safra atual, o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Itapeva tem a maior área plantada com soja; seguido pelos EDRs de Assis, Ourinhos e Avaré. Entre esses, Ourinhos é o que apresenta a maior expansão (76,5%), quando comparado com o plantio de 2013/14. No mesmo período, o crescimento foi de 25,9% em Itapeva, de 19,6% em Assis e de 70,7% em Avaré.