A indústria da região de Araçatuba fechou 200 postos de trabalho em janeiro, segundo pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que mede o nível de emprego industrial em 36 diretorias da entidade.
A variação ficou em – 041%, desempenho abaixo do mesmo período do ano passado, quando ficou em – 0,28%, o que representou, na época, o fechamento de 138 vagas na indústria dos 34 municípios da região de Araçatuba.
Em janeiro, os setores que mais influenciaram no cálculo foram de produtos alimentícios, com variação negativa de 2,01%; o de bioenergia (que na pesquisa é chamado de coque, petróleo e biocombustíveis), com variação de – 0,73%; e o de calçados, com – 0,08%.
Nos últimos 12 meses, ou seja, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, o acumulado é de -3,25%, representando uma queda de 1.750 postos de trabalho, segundo o Ciesp.
Para fevereiro, a expectativa é de que o saldo de contratações supere o de demissões, em função do início do período de plantio do setor sucroalcooleiro e a troca de coleção (outono-inverno) no de couro e calçados.