Considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, Oscar Schmidt, o Mão Santa, esteve em Araçatuba nesta terça-feira (19) e se encontrou com a vereadora e ex-jogadora de basquete Cláudia Crepaldi (PC do B), para um bate-papo sobre superação, política e esporte.
O encontro foi no restaurante do Hotel Mariá, onde Oscar estava hospedado. O craque veio a Araçatuba a convite de uma empresa, para fazer uma palestra motivacional.
O ídolo do esporte é considerado um exemplo de superação após ter enfrentado um câncer no cérebro, em 2011 e 2013. Hoje, ele se considera curado da doença e trabalha fazendo palestras pelo Brasil.
Segundo Cláudia, o bate-papo com o astro do basquete foi sobre superação e desafios. “Falamos sobre encarar e superar obstáculos”, disse a vereadora, que tirou várias fotos com o ídolo.
POLÍTICA
A política também entrou na conversa, assim como a importância social do incentivo ao esporte de base não só para a formação de novos atletas, mas para proporcionar oportunidades aos mais carentes.
Oscar tentou uma carreira política em 1998 pelo então Partido Progressista Brasileiro (PPB), hoje PP, ao concorrer a uma vaga para o Senado, mas acabou perdendo para Eduardo Suplicy (PT).
ANEL
No alto de seus 2,05 metros de altura, Oscar demonstrou humildade ao permitir que Cláudia colocasse o anel que recebeu da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba), em agosto de 2010, ao ser incluído no Hall da Fama da entidade, em reconhecimento ao que jogou em competições internacionais.
Este, aliás, é um dos orgulhos de Oscar: ter entrado no Hall da Fama da entidade sem ter jogado na NBA, principal liga de basquete do mundo. Embora tenha tido oportunidades de jogar por lá, o atleta brasileiro recusou todas.
Segundo Cláudia, um dos conselhos que recebeu do ídolo foi este: “Se você gostar do que está fazendo, é meio caminho andado, porque treinar bastante para ser o melhor não vai pesar muito”.
MATARAZZO
Em sua primeira sessão como vereadora na Câmara de Araçatuba, Cláudia Crepaldi apresentou requerimento, aprovado pelo Legislativo, que questiona as obras do complexo esportivo Orlando Ramalho, mais conhecido como Matarazzo.
Ela quer saber o que foi feito no local, se as obras já foram concluídas e se a emenda que ela conseguiu quando secretária municipal de Esportes, do deputado federal Orlando Silva (PC do B), foi aplicada na execução da obra.
Em junho do ano passado, o prefeito Dilador Borges (PSDB) assinou ordem de serviço para a reforma do Matarazzo, que deveria ter sido concluída em 180 dias, ou seja, em dezembro de 2018.