Após grande sucesso do espetáculo “Eu, Mulher!” com todas as sessões lotadas durante a temporada que aconteceu em 2018, na Oficina dos Macacos, em Araçatuba, o Grupo Empodera de Teatro retoma as atividades neste ano para dar continuidade a esse trabalho tão urgente que aborda questões como a violência contra a mulher e o empoderamento feminino.
O retorno das atividades prevê finalizar a produção e a circulação do espetáculo “Eu, Mulher!” em cidades do noroeste paulista como Araçatuba, Birigui, Penápolis, Guararapes e São José do Rio Preto, com apresentações abertas ao público. Além disso, o projeto levará ainda atividades formativas gratuitas para essas localidades, como Oficina de Dramaturgias Femininas e Roda de Conversa sobre Teatro e Empoderamento.
Todas essas ações serão realizadas com recursos oriundos do Proac – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo. O projeto elaborado e enviado pelo grupo de Araçatuba concorreu com aproximadamente 150 projetos inscritos de todo o Estado de São Paulo. Apenas 10 foram selecionados, sendo “Eu, Mulher!”, o único do noroeste paulista contemplado pelo Edital nº 03/2018 – “Concurso de Apoio a Projetos de Jovens Artistas para Produção de Primeiras Obras de Espetáculo e Temporada de Teatro no Estado de São Paulo”.
A peça
Dividida em três monólogos, a peça narra o drama de três mulheres: a primeira, que sufocou (Brunna Lima); a segunda, que foi para a rua (Larissa Lacava); e a terceira, que virou festa (Geovanna Leite). Todas elas dão vazão aos seus pensamentos na tentativa de se empoderarem da própria existência, em meio a uma sociedade tradicional e conservadora. Três monólogos, três histórias distintas que, juntas, compõem “Eu, Mulher!”, com duração de 60 minutos e classificação 18 anos.
De acordo com o grupo, tanto o espetáculo quanto as atividades formativas propostas são urgentes no sentido de debater sobre a violência contra a mulher, o empoderamento feminino e demais temas relacionados a ele, nas cidades do interior paulista; em especial na região noroeste, tendo em vista os recentes casos noticiados pela imprensa local e muitos outros que não chegam ao conhecimento da população.
Cronograma
Todo o projeto será realizado ao longo de 10 meses. Conforme explicou o diretor e dramaturgo do grupo, Heitor Gomes, nos primeiros meses de janeiro e fevereiro o grupo estará voltado para estudos teóricos e ensaios práticos.
Em março, dias 08 e 09, acontecerá a primeira Oficina “Eu, Mulher! – Dramaturgias femininas”, em Araçatuba. Essa atividade será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No mês de maio acontecerá a Roda de Conversa “Teatro e Empoderamento: a construção da mulher no teatro brasileiro”, com a artista convidada Ângela Ribeiro, de São Paulo, que é publicitária, atriz, dramaturga e mãe.
As apresentações do espetáculo “Eu, Mulher!” em Araçatuba e nas demais cidades indicadas acontecerão nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Além do espetáculo, as cidades de Birigui, Penápolis, Guararapes e São José do Rio Preto também serão contempladas com a oficina de dramaturgia e a roda de conversa a partir do mês de junho, em datas próximas às apresentações, conforme disponibilidade de agenda dessas localidades. O mês de outubro será destinado à finalização do projeto e prestação de contas do grupo.