Policiais civis do GOE (Grupo de Operações Especiais) detiveram, na tarde desta segunda-feira (18), dois adolescentes na posse de uma motocicleta produto de furto no bairro Ouro Preto, periferia de Araçatuba.
Um menor de 17 anos e outro de 16 anos foram flagrados pelos policiais transitando com uma motocicleta Honda Titan pelo local conhecido como “Favelinha do Ouro Preto”.
Ao avistar os suspeitos, os policiais perceberam que o garupa da moto estava sem capacete. Foi dada ordem de parada com sinais sonoros, porém os jovens tentaram fugir em alta velocidade.
Houve um breve acompanhamento quando no cruzamento das ruas Marco Manfrinati com Rio Negro o piloto da motocicleta perdeu o controle de direção e a dupla caiu ao solo.
Ambos fugiram a pé correndo sentido a um córrego e foram seguidos pelos policiais.
O menor de 16 anos foi detido em seguida. O outro conseguiu fugir e se esconder em um matagal que margeia o córrego.
Após alguns minutos de buscas, o segundo acusado foi localizado e apreendido próximo a rodovia Marechal Rondon, a cerca de 100 metros do local da abordagem.
Em uma breve conversa com os adolescentes, ambos alegaram que não se conheciam e que o piloto estaria apenas dando uma carona ao garupa, de 16 anos.
Ao verificar a procedência da motocicleta, os policiais perceberam que o miolo da ignição havia sido retirado e feito ligação direta.
Em consulta, por meio do chassis, nada de irregular foi encontrado. Os policiais fizeram contato com a mãe do adolescente de 16 anos e descobriram que os menores eram irmãos.
Segundo a mãe, ambos estão envolvidos com tráfico de drogas e roubos. Ela ainda disse que há duas semanas um dos filhos foi apreendido com entorpecentes.
Ela se diz cansada com as atitudes dos filhos e chegou a lamentar o fato de toda vez que eles são apresentados na Vara da Infância e Juventude, eles são soltos.
Furto da Motocicleta
Através da consulta no banco de dados da Polícia Civil, os policiais conseguiram localizar o endereço que estava cadastrado na placa da motocicleta.
Em contato com o proprietário, o mesmo alegou que teria vendido a moto e apontou quem seria o novo proprietário, que informou que a moto havia sido furtada, na manhã desta segunda-feira (18), em frente da sua residência, na Rua Euclides da Cunha, no bairro Vila São Paulo.
Diante dos fatos, os adolescentes foram encaminhados à Central de Flagrantes e autuados por furto qualificado.
Eles foram ouvidos pela autoridade plantonista e em seguida liberados aos cuidados da mãe.
Após a elaboração da ocorrência, a motocicleta foi devolvida ao proprietário.
Por Thiago Augusto para o Regional Press