Sob supervisão da Promotoria da Infância e Juventude de Araçatuba, o Conselho Tutelar localizou a casa das duas crianças encontradas ontem perambulando sozinhas no bairro Porto Real, em Araçatuba. O caso, mostrado em primeira mão pelo Regional Press, teve grande repercussão nas redes sociais.
De acordo com o promotor de justiça Joel Furlan, as crianças estão bem e não foi constatada situação de emergência. No entanto, a família será acompanhada pela Rede assistencial de Araçatuba. As crianças receberão visitas constantes de assistentes sociais e psicólogos.
Tudo começou quando uma menina de apenas cinco anos fugiu de casa com o irmãozinho, que tem menos de um ano de idade, e ambos foram encontrados perambulando pelo bairro Porto Real 2, na tarde de sexta-feira (15).
Moradores estranharam as duas crianças sozinhas e as abordaram. A menina contou que esperou o padrasto dormir, pegou a certidão de nascimento e as fraldas do irmãozinho, colocou o bebê no carrinho e saiu de casa.
O fato gerou comoção por parte dos moradores, que acionaram o Conselho Tutelar. O órgão não pode fazer o atendimento imediato por estar com o único veículo na oficina.
O padrasto apareceu no bairro, à procura do filho e da enteada, e conseguiu localizar os dois, levando-os de volta para casa.
No começo da noite de ontem, uma conselheira foi ao bairro com a Guarda Municipal, mas não conseguiu localizar a casa das crianças para averiguar a situação e o motivo pelo qual a menina deixou a residência com seu irmãozinho.
O caso chegou ao conhecimento das autoridades que cuidam da Vara da Infância e Juventude. Por determinação da promotoria, o Conselho Tutelar voltou a procurar a casa ainda no final da noite de ontem.
Mas, em razão da chuva e do difícil acesso até a casa da família, em uma chácara, não foi possível realizar a visita de averiguação na sexta-feira, o que foi feito hoje de manhã. Conforme o Ministério Público, o caso continuará sendo acompanhado de perto por profissionais.
Notícia Relacionada:
https://www.rp10.com.br/2019/02/15/crianca-de-cinco-anos-foge-de-casa-com-o-irmaozinho-bebe-conselho-tutelar-de-aracatuba-e-acionado-mas-nao-encontra-casa/