O carnaval está chegando e com ele a 4ª edição do Bloco do Gordinho, que já virou tradição em Araçatuba (SP). Destinado às crianças e suas famílias, o evento deste ano acontece no sábado, dia 2 de março, com algumas novidades.
Antes do tradicional cortejo dos foliões, o bloco oferecerá uma oficina de máscaras e adereços para crianças de até dez anos, com participação gratuita. A biblioteca municipal “Rubens do Amaral” foi o local escolhido para que os pequenos carnavalescos deem asas à criatividade e façam suas máscaras festivas.
A oficina terá início às 16h, com a monitoria de profissionais que vão auxiliar na confecção do material. Não é preciso fazer inscrição prévia.
A concentração para o cortejo começa às 17h30, em frente à biblioteca, e o desfile está marcado para as 18h.
O trajeto deste ano será pela rua Armando Sales de Oliveira até a praça João Pessoa. No local, o estandarte será entregue ao prefeito Dilador Borges, abrindo oficialmente o carnaval do município.
“Torço muito pra este ano alcançarmos mais e mais crianças e termos uma festa com muita harmonia e alegria. E que a oficina de máscaras seja divertida e crie interação e uma democratização da população”, afirma a organizadora e criadora do bloco, a atriz Paula Liberati.
ARCA
Um dos grandes trunfos do bloquinho foi ter fomentado a ação social. No ano passado, o bloco contou com a participação especial das crianças atendidas pela Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes).
Por meio desse contato com os foliões atendidos pelo programa, a dentista e doula Andréia Stankiewicz, de Araçatuba, que acompanha o bloco desde sua origem, teve a ideia de prestar serviços para as crianças da Arca. Dessa forma, ao longo de 2019, a proposta da profissional é fazer atendimentos gratuitos para essas crianças, na clínica Vivavita Odontologia e Saúde.
A Arca, atualmente, possui 123 crianças e adolescentes matriculados, com idades entre 6 a 15 anos, segundo a coordenadora, Eliana Cristina Fischman Passador.
O atendimento é feito no município há 21 anos, com o objetivo de trabalhar a qualidade de vida e prevenção.
HISTÓRICO
O Bloco do Gordinho surgiu há quatro anos, com uma ideia que a Paula tinha de resgatar e apresentar o carnaval para o seu afilhado – que recebe o apelido de Gordinho.
Na época, ela se uniu ao ator araçatubense André Primão, que não faz mais parte da equipe. Paula também contou, nas edições anteriores, com o apoio do produtor cultural Antônio Nicolau, de Araçatuba.
No ano passado, a concentração e a finalização do bloco aconteceu na Praça Getúlio Vargas e reuniu cerca de 400 crianças.
Neste ano, a folia recebe o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura, e dos parceiros Facilita Conteúdo, Clínica Vivavita, Gráfica Cruzeiro do Sul, Colégio Pastorzinho, Kanabara Açaí, Caju Educação Alimentar, Moldura Minuto, Vivavita Odontologia e Saúde, a fotógrafa Flávia Baxhix e Kostum Confecções.