O Governo de Andradina em parceria com a Escola Estadual Professora Alice Marques da Silva Rocha está realizando uma ação social que visa a conscientização sobre adengue e escorpião, nesta quinta e sexta-feira (08).
Denominada “Alice Marques contra a dengue: despertando consciência e transformando atitudes”, a ação envolve toda equipe escolar, alunos e comunidade e tem por objetivo estimular o controle da proliferação, não só da dengue, e também do escorpião.
Para a realização, os gestores e professores, contam com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública e da Vigilância Epidemiológica Municipal, além da Diretoria Regional de Ensino. Nesta etapa os alunos acompanharam as visitas dos agentes de Saúde e Endemias e também pintaram o muro da escola com o tema de conscientização.
Serão utilizados conteúdos e habilidades, de acordo com a especificidade da série do aluno, dentro das competências leitoras e escritoras, organização das atividades com estratégias para aplicabilidade, estratégias para correção e intervenção, registros escritos, cronograma de estudo do meio e avaliações.
Segundo explica o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, a escola reconhece seu papel de agente transformador e a partir disso e diante do cenário crítico da cidade, elaborou essa ação para que a comunidade entenda que o controle de endemias não dependem apenas do poder público, sendo que todos têm responsabilidades.
Os objetivos pretendidos são elaborar sequências didáticas com o tema “Dengue e escorpião: um problema de todos”, fortalecer a premissa protagonismo juvenil na escola e na comunidade, fornecer informações sobre a dengue e o escorpião para a equipe escolar, mobilizar a comunidade sobre o cenário atual e conscientizar e diminuir a incidência de casos.
Nos dois dias de atividades, os alunos do 6º, 7º , 8º e 9º anos também apresentarão trabalhos sobre o tema e um workshop a respeito da etapa do ciclo do mosquito e da proliferação do escorpião, destacou a diretora da escola, Claudia Cristina dos Santos Rodrigues ao lado da coordenadora geral, Ana Maria Jacob. Claudia também a agradeceu a dirigente Regional de Ensino, Selênia Silvia Witter de Melo, e a supervisora, Claudia Ferraz de Oliveira pelo apoio na ação.