O médico Sergio Smolentzov pediu afastamento do cargo de responsável técnico da Santa Casa de Araçatuba, em carta endereçada ao delegado do Conselho Regional de Medicina em Araçatuba, médico Fábio Navarro, nesta segunda-feira (21).
A justificativa foi a falta de diálogo com a nova diretoria, que tomou posse nesta segunda, após a demissão dos diretores empossados em março de 2018.
“Apesar dos esforços do responsável técnico, não houve diálogo com a atual diretoria da Santa Casa e a Organização Social”, afirma Smolentov, que assumiu o cargo em 2006. Ele vai permanecer apenas como médico contratado do hospital.
Smolentzov cita, na carta ao CRM, a crise financeira da Santa Casa, nos últimos anos, e lembrou que os compromissos assumidos com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como o Plano Operativo e a Rede de Assistência de Alta Complexidade à região, obrigam a instituição a ter contato direto com o setor público, para discutir e fortalecer a qualidade do atendimento à população SUS.
Ele prossegue citando o déficit financeiro do hospital e o passivo do hospital (dívida bancária assumida nos últimos anos), lembrando que o governo federal discute o endividamento das Santas Casas e possível refinanciamento das dívidas por meio da Medida Provisória 848/2018.
“Para garantir a sustentabilidade da instituição necessitamos de gestão interna com apoio através de contrato de consultoria e envolvimento dos colaboradores, além de melhorar a parceria público privada”, defendeu.
O médico argumentou ainda que, diante do cenário atual do hospital, a Santa Casa precisa de diálogo com todos os envolvidos na discussão pública e privada, incluindo aí os municípios, o Estado e os clubes de serviço, com os diretores empossados pela Organização Social da Santa Casa. “Com comunicação e transparência”, disse.
Por fim, ele diz que, apesar dos esforços como responsável técnico, não houve diálogo com a atual diretoria e a Organização Social. “Colocando a instituição acima de interesses e vaidades, peço meu afastamento imediato da Responsabilidade Técnica, permanecendo apenas como médico contratado da Santa Casa, em regime de 20 horas semanais”, finalizou.
Santa Casa constitui nova diretoria
O Conselho Administrativo da Santa Casa de Araçatuba oficializou nesta segunda-feira a constituição da nova diretoria da instituição, dentre os quais, do novo provedor que assume em substituição a Carlos Joaquim Rodrigues, que em novembro do ano passado apresentou carta renunciando ao cargo alegando questões particulares. A saída foi oficializada na semana passada.
O vice-provedor João César Bedran de Castro que havia aceitado assumir a provedoria, também alegando razões pessoais, renunciou ao cargo na sexta-feira.
Diante disso, o Conselho Administrativo que estatutariamente tem a atribuição de constituir e empossar os diretores da Santa Casa de Araçatuba convocou suplentes e convidou novos nomes para a nova diretoria.
A constituição foi concluída nesta segunda-feira. O Conselho Administrativo é presidido pelo empresário Cláudio Benicio Castello Branco.
A nova diretoria tem como provedor, o médico veterinário Claudionor Aguiar Teixeira que há oito anos atua na diretoria da Santa Casa. Neste período ocupou os cargos de secretário e tesoureiro.
A nova diretoria ficou assim constituída:
Provedor: Claudionor Aguiar Teixeira
Tesoureira: Maria Ionice Zucon
Secretária: Maria Helena de Paula Morais
Procurador Jurídico: Alexandre Pereira Piffer
A nova diretoria nomeou o advogado Mauro Inácio da Silva, administrador do hospital. Silva trabalha há várias décadas no hospital. Neste período atuou em várias funções. A assessoria jurídica foi a mais recente delas.