Na última semana a Samar recebeu um grupo de especialistas da Coréia do Sul que realizou a implantação de um software que auxilia a gestão da distribuição de água e ativos em tempo real.
O novo sistema, inteiramente desenvolvido pelo grupo GS Inima, é considerado inédito fora do continente asiático e deverá entrar em operação na Samar ainda no primeiro semestre deste ano, possibilitando o controle absoluto dos sistemas de abastecimento de Araçatuba.
O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão e tem como principal objetivo diminuir o índice de perdas nos processos de produção e distribuição de água. Atualmente, Araçatuba possui índice de 37% de perdas. Em cinco anos de atuação no município, prestando serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Samar reduziu o índice de perdas de água de 49,6%, em novembro de 2012, para 37% (dezembro de 2017).
O índice praticamente inclui Araçatuba na média nacional de perda de água na distribuição, que é de 36,7%, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2015. “A previsão contratual é chegar ao índice de perdas de 25% até o final da concessão (2041), porém queremos ir além. Queremos ser uma das referências nacionais quando se fala em redução de perdas”, destaca o diretor da Samar, Rondinaldo de Lima.
Juntamente com os investimentos em setorização e implantação de sensores de pressão em todo o sistema de abastecimento, o software poderá identificar vazamentos e alertar as equipes em tempo real.
O que contribuirá para essa diminuição é a identificação de possíveis vazamentos. “Nossas equipes poderão agir com maior rapidez em casos de rompimento de rede”, destaca. O sistema também possibilita a verificação da qualidade da água e até indica os pontos que necessitam de intervenções e obras. “Trata-se de um sistema de monitoramento e controle em tempo real, desta forma, as tomadas de decisão serão muito mais rápidas e assertivas”, enfatiza.