Moradores do Concórdia, em Araçatuba, estão inconformados com a decisão da Prefeitura de deixar alguns trechos do bairro de fora das obras de recapeamento que foram retomadas na semana passada. Algumas vias ficarão sem recape em apenas um quarteirão, o que provocou revolta de quem tem residência nestes trechos.
Um dos trechos que não está incluído no recape é justamente o da Rua Waldemar Osório Gabas, entre a Rua Miguel Sanches Filho e a Avenida Abrão Buchalla, que foi alvo de protesto dos moradores no mês passado.
Na ocasião, cada buraco da via recebeu um “padrinho”, com fotos e dizeres de indignação e revolta. Dentre os padrinhos, estavam o prefeito Dilador Borges (PSDB), a vice Edna Flor (PPS) e os 15 vereadores de Araçatuba.
Mesmo com o protesto, o trecho da via ficou de fora das obras de recape. E o que mais revolta os moradores é que há pontos em melhores condições que vão receber o recapeamento.
Um vídeo feito por um morador mostra a diferença entre um quarteirão, todo esburacado, na Waldemar Osório Gabas, e outro, quase sem buracos, na mesma via. O primeiro ficou fora da lista de recape; o outro, foi contemplado com a melhoria.
VISITA E BATE-BOCA
Na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito Dilador Borges e o secretário de Planejamento, Tadeu Consoni, estiveram no bairro Concórdia e foram questionados por moradores.
Em um vídeo que flagrou a visita inesperada, o prefeito diz que não tem dinheiro suficiente para recapear todas as vias.
Abalada, uma moradora questionou Dilador: “A gente trabalha todos os dias, paga os nossos impostos direitinho e não tem dinheiro? Como não tem dinheiro? Pelo amor de Deus, prefeito, como não tem dinheiro para recapear este trecho?”, perguntou ela, que se identificou como Cristiane.
Sua revolta, segundo ela, é porque o planejamento da Prefeitura priorizou trechos que estavam menos danificados que o quarteirão onde mora, na Waldemar Osório Gabas.
TRÊS PONTAS
Também no vídeo gravado por moradores, o secretário de Planejamento explica que as obras em andamento no Concórdia foram viabilizadas por emenda no valor de R$ 800 mil.
“Vão ficar três pontas sem recape, porque o recurso não deu”, afirmou. “Se for possível, vamos fazer já. Se não for possível, assim que sair uma emenda, a gente faz”, completou.
Além do trecho da Waldemar Osório Gabas, há ainda um quarteirão na Rua Airton José Filipino e outro na Rua Sargento Valentim Cornacini Campois, entre a Rua Miguel Sanches Filho e a Avenida Abrão Buchalla, que também não serão recapeados.
A Auge Engenharia e Construções Ltda é a empresa responsável pelas obras de pavimentação e recuperação de vias do Concórdia. Os trechos previstos deverão ter as obras finalizadas até o final deste mês.