O número de casos de dengue dobrou em uma semana em Araçatuba. Até a semana passada, havia quatro confirmações; agora, são oito. A região está em alarme em função do número crescente de notificações.
A preocupação, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, é que o sorotipo dois circula na região e pode provocar casos mais graves em pacientes anteriormente infectados.
Os casos confirmados em Araçatuba são de pacientes que residem no Nova York, Dona Amélia, Hilda Mandarino, Guanabara, Vilela, Boa Vista, Rosele e Vila Alba. Em função do aumento de casos em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Saúde realizou uma videoconferência para orientar os municípios nas ações de combate à doença e também de atendimento aos pacientes.
Nesta quinta-feira (24), foi realizada uma videoconferência no pronto-socorro municipal para treinamento dos funcionários em relação à dengue e, segundo a Vigilância Epidemiológica, o município está colocando em prática um plano de contingenciamento para ações de combate, controle e manejo da doença.
No ano passado, Araçatuba teve 47 casos confirmados da doença.