O Corpo de Bombeiros resgatou um Tamanduá-Bandeira nesta quarta-feira (30), em Araçatuba. O bicho foi encontrado nas imediações do condomínio Royal Boulevard, na vicinal Teotônio Villela, que liga Araçatuba a Birigui.
Populares acionaram os bombeiros para preservar a integridade do animal. Após o resgate, o tamanduá seria levado para uma área de mata.
O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira.
Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim.
Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla.
Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas.
Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada.